Marcelo ouve partidos a partir de terça-feira. Primeiro-ministro nomeado após dia 20

Presidente da República vai esperar pelos resultados dos círculos da emigração para nomear primeiro-ministro.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa vai esperar pelo apuramento dos círculos da emigração para nomear primeiro-ministro LUSA/MANUEL DE ALMEIDA
Ouça este artigo
00:00
01:57

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Presidente da República vai começar a ouvir os partidos políticos, nesta terça-feira, ao ritmo de um por dia, terminando no dia 20 com a Aliança Democrática, segundo uma nota divulgada nesta manhã pela Presidência da República.

“Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem realizadas, o Presidente da República ouvirá, a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações que nela estarão representados, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar”, refere o mesmo comunicado.

A agenda de Marcelo Rebelo de Sousa começa com o PAN, Livre (quarta-feira), CDU (quinta-feira), Bloco de Esquerda (sexta-feira), Iniciativa Liberal (sábado), Chega (segunda-feira), PS (terça-feira, dia 19) e Aliança Democrática (quarta-feira, dia 20). Todos os partidos têm audiência marcada às 17h.

“Depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portugueses no estrangeiro, o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro”, lê-se ainda na nota.

Só no dia 20 deverão ser conhecidos os resultados dos dois círculos da emigração (Europa e Fora da Europa), que atribuem os quatro mandatos que ainda faltam para completar os 230 lugares na Assembleia da República.

Os dados provisórios – faltam apurar os círculos da emigração – apontam para que a AD (que junta PSD, CDS-PP e PPM no continente e nos Açores) tenha conseguido eleger 76 deputados, a que se somam três obtidos pelo PSD-CDS-PP na Madeira, tendo obtido 29,49% dos votos.

Em segundo lugar ficou o PS, com 77 mandatos e 28,6% dos votos.

Apesar da margem mínima da AD face ao PS, Luís Montenegro, líder da coligação, disse neste domingo à noite esperar que o Presidente da República o indigite primeiro-ministro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários