As eleições já passaram. E agora, quais são os próximos passos?
Presidente da República começa a ouvir os partidos políticos já esta terça-feira, mas só irá indigitar um novo primeiro-ministro depois de apurados os votos dos círculos da emigração.
Com 226 dos 230 assentos parlamentares já atribuídos na sequências das legislativas antecipadas, o Presidente da República começa esta terça-feira a ouvir, ao ritmo de um por dia, os partidos e coligações que obtiveram representação parlamentar nas eleições de domingo tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna. O PAN é o primeiro partido a ser ouvido e a Aliança Democrática, que venceu as eleições, será recebida no Palácio de Belém no próximo dia 20. O novo primeiro-ministro só será nomeado após o dia 20, data em que serão conhecidos os resultados dos círculos da Europa e Fora da Europa. As audições de Marcelo Rebelo de Sousa aos partidos constituem o primeiro passo na caminhada rumo à formação de um novo governo resultante das legislativas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.