Um avião no ar com 159 pessoas, os dois pilotos a dormir (durante 28 minutos)
Dois pilotos adormeceram a meio do voo, fazendo com que o avião se desviasse da rota prevista, de acordo com um relatório preliminar do Comité Nacional de Segurança dos Transportes da Indonésia.
Durante um voo da Batik Air, os dois pilotos do aparelho adormeceram. E estiveram a dormir ao mesmo tempo durante cerca de 28 minutos, concluiu um relatório. O avião, que transportava 153 passageiros e mais quatro membros da tripulação, tinha saído da ilha de Sulawesi e dirigia-se para Jacarta no dia 25 de Janeiro, um voo de 2h35m.
O relatório não identificava os pilotos, descrevendo apenas o piloto comandante como um indonésio de 32 anos e o segundo piloto como um indonésio de 28 anos. Ambos tinham sido considerados aptos para voar, tendo passado nos controlos de saúde e apresentado resultados negativos nos testes de álcool, segundo o relatório.
Quando o voo atingiu uma altitude de cruzeiro de 36.000 pés, cerca de 30 minutos após a partida, o piloto em comando pediu autorização ao adjunto para descansar, o que lhe foi concedido. Adormeceu e acordou pouco menos de uma hora depois.
O piloto comandante perguntou então ao seu companheiro de cabina se queria dormir, mas este recusou, de acordo com o relatório, pelo que o primeiro piloto continuou a dormir enquanto o adjunto permaneceu no controlo da aeronave.
Depois de estabelecer contacto com o centro de controlo de área de Jacarta, o segundo piloto “adormeceu inadvertidamente”, diz o relatório, referindo que, mais tarde, quando o centro de controlo tentou contactar os pilotos, não obteve resposta.
“O centro de controlo de Jacarta fez várias tentativas de contacto com o BTK6723, incluindo pedir a outros pilotos que ligassem para o BTK6723”, refere o relatório. “Nenhuma das chamadas foi atendida pelos pilotos do BTK6723.”
Vinte e oito minutos após a última transmissão registada do segundo piloto, o primeiro piloto acordou “e apercebeu-se de que o avião não estava na trajectória correcta”, refere o relatório. O piloto colocou o voo de volta na rota correcta e o avião aterrou em Jacarta, segundo o relatório.
Os passageiros e funcionários a bordo não foram afectados nem houve danos no avião, afirma-se no documento, de acordo com o qual o segundo piloto tinha tomado conta dos seus gémeos de um mês em casa, estava com dificuldades em dormir e tinha mudado de residência no dia anterior ao voo.
O Ministério dos Transportes “repreende fortemente” a Batik Air pelo incidente, disse a directora da aviação civil da Indonésia, Maria Kristi Endah Murni, segundo a France-Presse. “Iremos proceder a uma investigação e revisão da operação de voos nocturnos na Indonésia relacionada com a gestão do risco de fadiga para a Batik Air e todos os operadores de voo”, afirmou, num comunicado.
A AFP informou, citando um comunicado da Batik Air, que os dois pilotos tinham sido “temporariamente suspensos”. A Batik Air não respondeu a um pedido de comentário feito no domingo.
Em todo o mundo, o sector dos transportes aéreos debate-se há muito com a questão da fadiga do pessoal, nomeadamente dos pilotos e dos tripulantes de cabina.
Um inquérito realizado em Julho a 6893 pilotos na Europa por uma empresa de consultoria em segurança aérea para a European Cockpit Association revelou que três em cada quatro pilotos adormeceram enquanto pilotavam um avião no mês anterior ao inquérito.
Em 2022, o director-geral da Wizz Air foi alvo de reacções negativas por parte dos sindicatos e dos representantes dos pilotos, depois de ter apelado aos funcionários fatigados para que “trabalhassem mais“, devido à escassez de pessoal, noticiou a Sky News.
Em Agosto, o The Washington Post noticiou que as autoridades federais dos EUA investigaram quase 5000 pilotos suspeitos de falsificarem os seus registos médicos para esconderem que estavam a receber tratamento por transtornos mentais ou outras doenças graves que poderiam classificá-los como incapazes de voar.