Manifestações pró-democracia na Alemanha: a maioria silenciosa resolveu mostrar-se

Não tendo precedentes em relação ao número, alcance e dimensão, são consideradas um sucesso para a democracia. “É um início. A questão é, do quê.”

Foto
Manifestações pró-democracia em Münster: "Não dês hipótese ao racismo", lê-se no cartaz ao lado de outro que diz "não", com um bigode à Hitler no O CHRISTOPHER NEUNDORF/EPA
Ouça este artigo
00:00
05:00

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Em cidades grandes e em cidades pequenas, em locais progressistas e tolerantes, mas também noutros em que é forte a presença da extrema-direita nas ruas e na vida quotidiana, com jovens conservadores a juntarem-se a activistas antifa, veteranos de protestos a sair à rua com pessoas que o faziam pela primeira vez: a maioria silenciosa da Alemanha decidiu mostrar-se e, há várias semanas, manifestar-se em grande número, por todo o país, pela defesa da democracia liberal e contra as ideias racistas e xenófobas da extrema-direita.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.