Catálogo das milhares de obras da biblioteca de Darwin está finalmente disponível
Lista de livros e correspondência trocada por Charles Darwin e presente na sua biblioteca é publicada pela primeira vez. São 300 páginas com todos os documentos que estariam nas estantes de Darwin.
Podemos recuar rapidamente ao século XIX. A biblioteca de Charles Darwin está repleta de preciosidades científicas, mas também de outros achados menos expectáveis. Por exemplo, tanto podemos encontrar uma cópia de uma revista alemã com as primeiras imagens publicadas de bactérias (viajamos para 1877), como um livro de fotografias tiradas a obras de arte (chama-se Sun Pictures, de 1872). A complementaridade está patente no catálogo completo da biblioteca pessoal de Darwin, compilado por John van Wyhe e agora publicado pela primeira vez.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.