Já se sabe que rua do Porto terá o nome de Gisberta

Arruamento entre a Rua das Eirinhas e a Travessa das Eirinhas, no Bonfim, vai ter nome da mulher transgénero assassinada em 2006.

PP - 25 JANEIRO 2024 - PORTO - NOVA RUA EM HOMENAGEM COM O NOME GISBERTA 
PUBLICO
Fotogaleria
Nome de Gisberta fica imortalizado na freguesia do Bonfim, perto do lugar onde foi assassinada Paulo Pimenta
PP - 25 JANEIRO 2024 - PORTO - NOVA RUA EM HOMENAGEM COM O NOME GISBERTA 
PUBLICO
Fotogaleria
Novo arruamento fica entre a Rua das Eirinhas e a Travessa das Eirinhas Paulo Pimenta
PP - 25 JANEIRO 2024 - PORTO - NOVA RUA EM HOMENAGEM COM O NOME GISBERTA 
PUBLICO
Fotogaleria
Placa dirá "Gisberta Salce Júnior (1960 - 2006)" Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:45

A promessa é antiga e na próxima segunda-feira deverá, finalmente, concretizar-se. O executivo do Porto vai votar uma proposta da Comissão de Toponímia, que atribui o nome de um arruamento da cidade a Gisberta Salce Júnior, a mulher trangénero brutalmente assassinada por um grupo de 14 menores em 2006.

O arruamento ficará na freguesia do Bonfim, perto do lugar onde a mulher brasileira foi assassinada, entre a Rua das Eirinhas e a Travessa das Eirinhas.

Reunida a 12 de Outubro de 2023, a Comissão de Toponímia aprovou o nome de Gisberta Salce Júnior (1960-2006) para este arruamento, que estava também a ser "disputado" por Palmira de Sousa, antiga carquejeira, e Nuno Teixeira Neves, antigo jornalista do JN. A atribuição do nome de Gisberta foi sugerida pelo historiador Nuno Resende e acolheu seis votos, que acabariam por ser suficientes, face aos cinco para Nuno Teixeira Neves e os dois para Palmira de Sousa.

A Comissão de Toponímia, actualmente presidida por Isabel Ponce de Leão, esteve relativamente dividida sobre este assuntos nos últimos anos - e a proposta foi votada algumas vezes até ser aprovada. O assassinato de Gisberta motivou debates sobre a transfobia e, em 2021, um grupo de colectivos LGBTI+ do Porto sugeriram imortalizar o legado desta mulher trans atribuindo-lhe o nome de uma rua da cidade. A actriz Sara Barros Leitão também se juntou ao movimento que criou uma petição para esse efeito e o fez chegar, depois, à comissão, órgão consultivo da Câmara do Porto.

Na reunião do executivo de segunda-feira será também votada a atribuição de uma rua a Fernando Távora. A proposta, aprovada por unanimidade pela Comissão de Toponímia, atribuiu ao arquitecto o arruamento com início na Rua Horácio Marçal e a Rua Nova do Rio, na freguesia de Paranhos.

Sugerir correcção
Comentar