Beber, inspirar e viver a sidra basca

De Janeiro a Abril, o País Basco, que conta com 75 sidrarias, vive intensamente a temporada da sidra e são várias as propostas turísticas e culturais em torno da bebida. Do txotx a visitas a pomares.

Foto
A temporada da sidra no País Basco abre agora em Janeiro e vai até Abril; na imagem, o ritual do "txotx" na sidraria Zapiain Sagardoaren Lurraldea
Ouça este artigo
00:00
10:36

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Moldou outrora a paisagem e molda hoje a cena enogastronómica de San Sebastián, cujos arredores são uma mescla de território rural, pomares de macieiras incluídos, e importante tecido industrial. A sidra (sagardoa em basco) que os baleeiros levavam há centenas de anos nos barcos para se hidratarem durante meses em alto mar continua a marcar a cultura e a experiência na Biarritz do País Basco e em todo o território basco, com uma dinâmica que cresceu nos anos (e apesar) da pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários