“20 melhores sopas”: CNN volta a pôr o caldo verde nas bocas do mundo

O canal de viagens da CNN actualizou a sua lista de “20 das melhores sopas do mundo” e lá está o caldo verde, verdinho, a fumegar na tigela.

Foto
Um caldo verde de Valença Lara Jacinto / PUBLICO
Ouça este artigo
00:00
01:54

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Já é uma tradição na CNN Travel assim que as temperaturas desmaiam no hemisfério Norte: na nova actualização, publicada esta segunda-feira, das "melhores sopas" escolhidas pelo canal de viagens da cadeia noticiosa norte-americana, o caldo verde mantém-se como o representante português.

A lista, a que nunca falta o debate global sobre o que é uma "sopa", dá mesmo a volta ao mundo, da banga da Nigéria (com bagre, o peixe-gato, carne e marisco) ao pho vietnamita, à marroquina harira, ao ramen japonês, ao borscht ucraniano, ao gumbo dos EUA, à incontornável bouillabaisse francesa à moqueca de camarão do Brasil ou ao gaspacho espanhol.

O caldo verde, há uns anos eleito umas das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa, é descrito ao mundo como feito de “verduras cortadas fininhas" que se "fundem com batatas e cebolas" nesta "sopa caseira da região vinícola do Minho em Portugal.” A CNN mantém-lhe o estatuto de “estrela da culinária”, tanto de “cafés sofisticados” como de “cozinhas rurais”, considerando-a “a definição da comida caseira de conforto”.

Acompanhada de um “suculento chouriço português”, este pode dar-lhe “um toque de sabor salgado e fumado que torna a sopa ainda mais robusta”.

Foto
Caldo Verde superstar Lara Jacinto / PUBLICO

Na lista, que pode ser consultada aqui, volta a ser dado um conselho muito especial: acompanhar esta sopa “reconfortante” com “uma taça do famoso vinho verde do Minho”.

Para quem quiser pôr à prova os seus dotes para o caldo verde, deixamos aqui uma receita clássica da mestre Maria de Lourdes Modesto, incluída nessa obra monumental da gastronomia portuguesa, o livro Cozinha Tradicional Portuguesa. Depois, para dar mais sabor à tradição, basta prová-lo ao som de Amália, que já bem cantava n' Uma casa portuguesa, que “basta pouco, poucochinho p’ra alegrar uma existência singela... É só amor, pão e vinho, e um caldo verde, verdinho a fumegar na tigela”.

(texto adaptado do artigo publicado originalmente em 2021 sobre a lista de sopas da CNN Travel)

Sugerir correcção
Ler 2 comentários