França detecta casos de gripe das aves em exploração de patos

País iniciou a vacinação de aves em Outubro de 2023, mas desde o mês seguinte foram registados já sete surtos.

Foto
Casos de gripe aviária foram detectados na terça-feira numa exploração com 8700 patos no Oeste de França Reuters/REGIS DUVIGNAU

As autoridades francesas detectaram vários casos de gripe aviária numa exploração de patos no departamento da Vendeia, no Oeste do país, informou o Ministério da Agricultura e Alimentação. Este é o primeiro surto da doença desde que o país começou a vacinar contra o vírus, no ano passado.

O departamento da Vendeia indica que os casos foram detectados na terça-feira numa quinta com 8700 patos na localidade de Notre-Dame-de-Riez. Todos os animais terão sido vacinados.

A gripe aviária, que é transmitida por aves selvagens migratórias e que se espalha, depois, entre explorações agrícolas, matou milhões de animais em todo o mundo ao longo dos últimos anos, reduzindo a oferta e elevando os preços dos alimentos de origem animal. Ao mesmo tempo, aumenta o receio em torno do risco de transmissão da doença para os humanos.

Para se proteger, a França lançou uma campanha de vacinação no início de Outubro passado, visando apenas os patos, uma vez que estes animais podem transmitir facilmente o vírus sem apresentar sintomas. O país aliou a vacinação a outras medidas de segurança já implementadas.

A vacina não protege totalmente as aves de contrair a doença, mas limita a propagação e, assim, evita abates preventivos e massivos. França é o primeiro grande exportador a vacinar aves contra a gripe aviária, em resposta à possibilidade de embargos decretados por países que temem que o vírus se possa espalhar sem ser detectado.

O país elevou o nível de risco da gripe aviária de "moderado" para "alto" no mês passado, depois de novos casos da doença terem sido detectados, o que forçou os produtores a manter as aves no interior das explorações para conter a propagação do vírus altamente contagioso.

Desde o fim de Novembro, sete surtos de gripe aviária foram detectados em França, segundo o Ministério da Agricultura: cinco em perus, um em galinhas poedeiras e um em patos.