Mortágua anda em campanha para desiludir quem acha que “isto não é sobre habitação”
A habitação e a forma como se fazem negócios em Portugal serão os temas-chave da campanha do Bloco de Esquerda. “Quem acha que isto não é sobre habitação está enganado”, diz Mariana Mortágua.
Quando Mariana Mortágua entra, mais de uma dezena de pessoas está à entrada do centro de acolhimento do Beato, logo pela manhã. Se é para a receberem ou só para apanharem sol — como diz a líder do Bloco de Esquerda, “aquecer os ossos” —, não é claro. Mas são vários os que replicam o “bom dia” ou aceitam um toque no ombro em jeito de cumprimento. E pelo menos um rapaz estava já à espera de a conhecer. Pouco depois de Mortágua entrar no hall do edifício, aparece com um retrato que pintou a partir de uma fotografia dos tempos em que era apenas deputada. “Vou ficar agarrada a isto o resto do dia”, diz, sorriso rasgado.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.