Maine é o segundo estado norte-americano a declarar Trump inelegível

Em causa está o papel de Donald Trump no ataque dos seus apoiantes ao Capitólio. Decisão poderá ser anulada pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos, que vai analisar o veredicto do Colorado.

Foto
Donald Trump Reuters/SCOTT MORGAN
Ouça este artigo
00:00
03:17

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O estado norte-americano do Maine tornou-se, esta quinta-feira, no segundo a declarar o candidato presidencial Donald Trump inelegível nas primárias republicanas de 2024. A decisão da secretária de Estado do Maine, a democrata Shenna Bellows, segue-se ao veredicto do Supremo Tribunal do Colorado, que a 19 de Dezembro anunciou que Trump também não poderá concorrer às primárias naquele estado. Num e noutro caso, o afastamento é justificado com o papel de Trump no ataque dos seus apoiantes ao Capitólio, a 6 de Janeiro de 2021, e apoia-se na secção 3 da 14.ª emenda da Constituição dos Estados Unidos, que prevê a inelegibilidade de políticos que tenham participado numa “insurreição ou rebelião”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.