Cerca de 200 centros de saúde abertos nas vésperas no dia de Natal

Ministério da Saúde divulgou listas de centros de saúde que vão estar abertos em horário complementar nos próximos dias, incluindo a véspera e o dia de Natal.

Foto
Ministério da Saúde divulga listas de centros de saúde que vão estar abertos na véspera e dia de Natal Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
02:00

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Mais de 230 centros de saúde vão funcionar este sábado e cerca de 190 estarão abertos na véspera e no dia de Natal em horário complementar, para dar resposta a situações não emergentes e diminuir a pressão nas urgências hospitalares.

Este sábado estarão abertos 234 centros de saúde, no domingo 191 e no dia de Natal estarão operacionais 187, anunciou o Ministério da Saúde, explicando que a medida se insere no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024. A lista de centros de saúde abertos pode ser consultada aqui.

O plano é operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direcção Executiva do SNS.

“A presente comunicação visa contribuir para a informação da população sobre as alternativas aos serviços de urgência em caso de situação de doença aguda não emergente, com o objectivo de diminuir a pressão sobre estes serviços com atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS”, salienta o Ministério da Saúde.

Aconselha a população a contactar a Linha SNS 24 em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima, e em situações de emergência para contactar o 112.

Em 2023, o SNS 24 atendeu cerca de 1,8 milhões de chamadas, sendo o mês de Novembro o que registou o maior número de chamadas atendidas: mais de 186 mil, seguido do mês de Outubro, com mais de 173 mil chamadas.

O Ministério da Saúde lembra que “a utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo decisiva para o melhor funcionamento da rede de unidades do Serviço Nacional de Saúde”.

Reconhece também “o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja festas seguras e com saúde para toda a população”.

Notícia actualizadas às 9h05 do dia 23 de Dezembro: acrescentada informação sobre centros de saúde abertos este sábado