Depois de a família real britânica, a realeza europeia já está a desejar as boas festas com os clássicos cartões de Natal. Nesta quarta-feira, foi a vez de os espanhóis partilharem o postal da família com um retrato tirado no dia em que a princesa Leonor jurou fidelidade à Constituição. Também os belgas aproveitaram a ocasião para divulgar um novo fotografia dos reis com os quatro filhos.
“Feliz Natal e Feliz Ano Novo 2024”, diz o texto – também em inglês – impresso no cartão de Natal de Felipe VI, onde surge ao lado de Letizia, bem como das filhas Leonor e Sofia, naquele que foi o dia mais importante do ano para a família. À mão, acrescentaram as assinaturas dos quatro, destacando-se as letras redondas da princesa e da infanta.
No ano passado, os reis tinham escolhido apenas uma fotografia das duas filhas, tirada no Palácio de Zarzuela, em ambiente de Outono. Na imagem, Sofia aparece abraçada à irmã mais velha, o que foi entendido como um sinal de apoio à futura rainha de Espanha.
Desde que infanta nasceu, é comum Felipe e Letizia assinalarem a quadra com um novo retrato das duas meninas e até já o fizeram em outros cenários além de Madrid, como, em 2020, quando surgiram em Somao, nas Astúrias — a cidade de onde é natural a rainha. Dois anos antes, os quatro posaram junto aos Lagos de Covadonga, também naquela região.
Também os reis eméritos, Juan Carlos e Sofia, aproveitaram o mesmo dia para divulgar o cartão de Natal, assinado pelos dois, mas sem um retrato. A escolha para ilustrar recaiu no quadro “Adoração dos Pastores” do pintor Bartolomé Esteban Murillo, exposto no Museu do Prado, na capital espanhola. Recorde-se que o rei emérito abandonou Espanha há algum tempo, enquanto Sofia permaneceu no país.
A fotografia de Felipe e Letizia com as filhas assemelha-se à escolhida pelos reis belgas, Philippe e Mathilde. No postal, partilhado no Instagram nesta terça-feira, estão acompanhados dos quatro filhos: a princesa Elisabeth, de 22 anos, Gabriel, de 20, Emmanuel, com 18, e Eléonore com 15. “Esta é a décima fotografia família real nas festas desde que o reinado começou”, escrevem na legenda, onde desafiam os seguidores a comparar com o retrato de 2013.
O postal de Natal foi divulgado na mesma semana em que foi noticiado que a meia-irmã do rei, Delphine Böel (filha do antigo rei Alberto II, fruto de uma relação extraconjugal) exige ter os mesmos direitos que os seus outros irmãos, Laurent e Astrid, queixando-se de não ser convidada para determinados eventos da família real. Certamente, também não estará presente na consoada da família no Palácio Real de Bruxelas.
Mónaco, Dinamarca e Suécia
Entretanto, no Mónaco, os príncipes Alberto e Charlene acabam de partilhar um novo retrato dos gémeos Jacques e Gabriella, que celebraram nove anos no domingo, 10 de Dezembro. A imagem, dizem, foi captada nas celebrações do Dia Nacional do Mónaco, em Novembro, e os dois surgem abraçados com um sorriso no rosto — ele com um uniforme militar e ela com um casaco azul-marinho com boina a combinar.
Dias antes, Alberto e Charlene inauguraram a Aldeia de Natal do principado. Os dois surgiram cúmplices e sorridentes, indiferentes aos rumores constantes sobre a saúde do casamento. Recentemente, os tablóides noticiaram que a princesa estaria a viver na Suíça, longe do marido, detalhando que a sul africana só vê o príncipe em ocasiões especiais. Charlene também desactivou a conta pessoal de Instagram, o que reforçou as suspeitas de que algo não estará bem.
Mais a norte, também circularam rumores sobre o casamento de Frederik da Dinamarca e Mary Donaldson com a teoria de que o filho mais velho da rainha Margarida teria tido um caso extra-conjugal. Indiferentes ao burburinho, os príncipes têm surgido unidos em diversas ocasiões.
Por lá, o Natal está a ser celebrado como de costume com um calendário de Advento — é a oitava vez que o fazem. Os dinamarqueses não se limitam a partilhar um único postal, mas assinalam todos os dias de Dezembro até à consoada com uma fotografia ou um vídeo dos preparativos da família para as festas, chamando-lhe “Natal atrás das janelas do castelo.”
Entre os vídeos partilhados destacam-se a rainha Margarida a preparar a coroa de Advento e Frederik com Mary e os quatro filhos — Christian, de 18 anos, Isabella, de 16, e os gémeos Vincent e Josephine, com 12 — descontraídos a fazer a árvore de Natal do Palácio de Amalienborg, em Copenhaga, a residência de Inverno da família real.
Na vizinha Suécia, ainda não se festeja o Natal, mas a família real assinalou, nesta quarta-feira, a festividade Lucia com uma fotografia dos filhos da princesa herdeira Victoria. Estelle e Óscar foram fotografados pela mãe esta manhã com os trajes brancos desta festa, explica a legenda. Todos os anos, a 13 de Dezembro, acendem-se velas por todo o país e as crianças entoam cânticos tradicionais, evocando a deusa da mitologia nórdica, que traz a luz aos escuros Invernos nórdicos.