A fronteira da obscenidade: Green Border e a crise migratória
Green Border - Zona de Exclusão, da veterana polaca Agnieszka Holland, é um filme sério que não é um bom filme sobre a crise nas fronteiras da Europa.
A crise migratória nas fronteiras da Europa está hoje para o cinema europeu um pouco como a guerra da Jugoslávia esteve nos anos 1990. É um tema político candente, e é um tema que estimula aquela dimensão de “autópsia” (no sentido de “ver com os próprios olhos”) que já foi plenamente do cinema e depois aos poucos foi sendo deixada para as equipas das reportagens e dos “directos” televisivos. É um tema, também e exactamente por estas razões, que não escolhe o talento de quem a ele se dedica, e que já deu alguns bons e muitos maus filmes, alguns filmes sérios e muitos filmes oportunistas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.