Apenas 2,2% da indústria portuguesa pediu ajuda ao PRR para descarbonização

Quase 1600 candidatos garantiram apoios na ordem dos 630 milhões de euros. Porém, até à data só 15% dessa verba foi paga. Os atrasos não são um exclusivo português.

Foto
Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
08:01

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Mil quinhentos e setenta empresas industriais concorreram e passaram com projectos de descarbonização no concurso aos apoios públicos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Pode parecer um número interessante, mas na realidade trata-se de uma gota da indústria portuguesa (extractiva ou transformadora), que tem cerca de 70 mil empresas e que representam 13% das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal. Dito de outro modo, apenas 2,2% da indústria portuguesa pediu ajuda ao PRR para a descarbonização. Mas reduzir ou eliminar esta pegada exige mais tempo e muito mais dinheiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.