T-Rex é o português mais ouvido no Spotify, Taylor Swift a campeã internacional
O músico está também no pódio dos álbuns mais ouvidos pelos utilizadores nacionais. Top 20 de artistas com mais escutas em Portugal inclui sete portugueses.
Chegou um dos momentos mais aguardados do ano para os utilizadores do Spotify, aquele em que a empresa de streaming de áudio revela os artistas, as músicas, os álbuns e os podcasts mais ouvidos dos últimos 12 meses. Pela primeira vez na história deste balanço, a que a plataforma dá o título de Spotify Wrapped, a canção portuguesa mais ouvida pelos utilizadores nacionais é de uma mulher: Como tu (feat. Ivandro), de Bárbara Bandeira.
A voz preferida dos portugueses a nível internacional também é feminina, com Taylor Swift a chegar ao pódio de 2023, depois de ter ocupado o terceiro lugar no ano passado. Seguem-se-lhe os canadianos The Weeknd, campeão de 2022, e Drake, o seu antecessor, em 2021. Joana Marques arrecada o troféu de podcast mais ouvido, com Extremamente Desagradável.
T-Rex lidera por sua vez a lista dos artistas portugueses que os utilizadores nacionais do Spotify mais quiseram ouvir. Seguem-se-lhe Ivandro, Plutónio, Wet Bad Gang e Julinho KSD.
Entre as músicas mais ouvidas pelos portugueses, depois de Como tu, contam-se ainda Tá Ok, de DENNIS, e Nosso quadro, de AgroPlav. O tema Chakras, de Ivandro, arrecada o quarto lugar, e Coração de gelo, do rapper WIU, encerra o top cinco.
No que toca aos álbuns preferidos dos ouvintes nacionais, T-Rex destaca-se novamente na primeira posição com COR D’ÁGUA. O subgénero de rap/hip-hop/trap aparece no segundo lugar da tabela, com o trabalho Dos Prédios Deluxe, do brasileiro Veigh. Starboy, de The Weeknd, ficou em terceiro lugar.
Quanto aos podcasts, e sem grandes surpresas, Bruno Nogueira ocupa o segundo lugar das preferências nacionais, com o seu Isso não se diz, e Ricardo Araújo Pereira arrecadou o terceiro lugar, com Isto é Gozar Com Quem Trabalha.
A nível internacional, ou seja, no que diz respeito às preferências de toda a comunidade de utilizadores da plataforma, Bad Bunny perdeu o pedestal para Taylor Swift, depois de três anos consecutivos no topo das escutas do Spotify, e ocupa agora o segundo lugar da tabela. The Weeknd fica com a terceira posição e Drake com a quarta.
Já no que toca às músicas mais ouvidas, Miley Cyrus dominou o ano, com o tema Flowers. As it was, de Harry Styles, e Kill bill, de SZA, que se estreará em Portugal no Primavera Sound Porto do próximo ano, fecham o pódio.
Além de permitir o acesso às músicas e aos artistas mais ouvidos do ano a nível global, o Spotify dá aos utilizadores uma retrospectiva do que eles próprios mais escutaram ao longo dos últimos meses.
Segundo os resultados apresentados pela empresa, o consumo de música portuguesa continua a crescer em Portugal, com uma subida de 42%. A aplicação contou com 574 milhões de consumidores em 2023.