Portugal volta a ter três queijos de ouro nos World Cheese Awards
Desta vez, não há nenhum Super Ouro, mas Portugal teve direito a 18 distinções num dos mais importantes concursos internacionais de queijos.
Foram 16 os queijos que passaram todas as etapas do World Cheese Awards para no final serem assinalados como Super Ouro. Um queijo da Índia (da Eleftheria) foi o único a concurso que escapou ao monopólio da Europa, onde Portugal desta vez não conseguiu nenhuma distinção máxima. Apesar disso, foram 18 os queijos portugueses premiados (mais cinco do que no ano passado), três medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze.
"Um evento de queijos verdadeiramente global", apresenta-se o World Cheese Awards, que reúne queijeiros, compradores e especialistas de todo o mundo para julgar (em Trondheim, na Noruega) mais de quatro mil queijos provenientes de mais de 40 países tendo em conta a sua cor, textura, consistência e, sobretudo, sabor.
Para chegarem à fase final, um painel composto por 16 especialistas avalia os queijos uma segunda vez, cada um deles escolhendo um queijo para ser campeão na rodada final. O "super-júri", representando todos os quatro cantos do globo, debate então os queijos finais diante de uma plateia ao vivo antes de votar para escolher os Super Ouro.
Por esse crivo foram passando 18 queijos portugueses. Entre eles um São Miguel nove meses e um São Jorge DOP 4 meses, ambos produzidos pela Lactaçores, e um Curado de Ovelha, pela Malpiqueijo, trio que mereceu a ambicionada medalha de ouro.
Recorde-se que recentemente foram anunciados os 23 melhores queijos portugueses e menções honrosas na 14.ª edição do Concurso Queijos de Portugal.