Um SUV eléctrico de mais de cinco metros, que pode ser configurado com seis ou sete lugares, oferecer tracção traseira ou integral e garantir uma autonomia de mais de 500 quilómetros com uma única carga. Mas não é só por estes traços que o EV9, assente na mesma plataforma do EV6, com o qual partilha também a configuração da arquitectura eléctrica de 800V, se distingue.
O novel topo de gama da Kia vem criar algum frenesim em torno da marca sul-coreana ao assumir-se como uma alternativa a modelos de marcas premium, como Audi Q8 e-tron, BMW iX, Mercedes EQE SUV, Tesla Model X ou Volvo EX90. E com uma vantagem sobre a maioria: o espaço que um adulto encontra na terceira fila. Já o preço mostra o quanto o emblema acredita estar numa posição de começar a ser referência de valor: o Kia EV9 começa nos 77.500€ e a variante de tracção integral arranca nos 89.900€.
Entre os trunfos está a onda gigante de sucesso que o EV6 começou a surfar: foi Carro do Ano na Europa (o primeiro Kia a consegui-lo) e um sucesso de vendas, impulsionando a posição da marca nos diferentes mercados. Mas o EV9 não está fadado a ser um automóvel para engrossar as vendas, mas antes para afirmar a imagem de valor acrescentado a que a Kia se quer colar.
O EV9 mede 5010mm de comprimento, com uma distância entre eixos de 3100mm, o que lhe permite reclamar um habitáculo desafogado, inclusive quando tem de transportar sete passageiros, tendo reservado espaço satisfatório para bagagem. A mala arruma 333 litros com todos os bancos montados; com cinco lugares, apresenta uma volumetria de 828 litros e com as duas filas traseiras rebatidas, 2318 litros. À frente, um compartimento de 52 litros pode guardar os cabos e ainda outros pequenos objectos.
Ao mercado nacional, o SUV chega em duas versões: 1st Edition e GT-Line. A primeira, equipada com um motor de 150 kW (204cv), com binário máximo de 350 Nm, apresenta tracção às rodas traseiras, enquanto a segunda, também mais luxuosa em termos de equipamento, apresenta tracção integral graças à montagem de dois motores eléctricos de 141 kW, um em cada eixo, perfazendo um total de 385cv e 700 Nm.
A 1st Edition chega com uma velocidade máxima de 185 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos; a GT Line atinge os 200 km/h e cumpre a marca de 0 a 100km/h em 5,3 segundos. Prestações que condicionam a autonomia eléctrica, garantida pela mesma bateria com uma capacidade de 99,8 kWh, com tecnologia de quarta geração da Kia, permitindo carregamento ultra-rápido de 800V (15 minutos para recuperar energia para mais de 200 quilómetros): o primeiro reclama uma autonomia de 563 quilómetros e o segundo de 505 quilómetros.
O EV9 vem ainda equipado com carregamento bidireccional, o que significa que não só é possível carregar a bateria, como também utilizar a energia armazenada para alimentar aparelhos electrónicos (vehicle-to-load, V2L) ou mesmo, no futuro, a casa (vehicle-to-home, V2H) ou a rede eléctrica (vehicle-to-grid, V2G).
A rolar, o SUV não denuncia as suas dimensões, muito por conta da integração directa da bateria na plataforma, o que lhe confere um baixo centro de gravidade, o que se sente na forma como abraça o asfalto, inclusive em situações em que as curvas abundam.
Há quatro modos de condução: Eco, que maximiza a eficiência; Sport, que entrega maior potência às rodas; Normal, que, automaticamente, define um equilíbrio entre desempenho e eficiência; e My Drive, personalizável. O GT Line, com tracção integral, está ainda dotado do sistema Terrain Mode Select, que adapta os parâmetros para diferentes situações de aderência (Lama, Areia ou Neve) — mas, no curto contacto que tivemos com o modelo, não houve oportunidade de o testar.
Já para a auto-estrada, onde realizámos a maioria do percurso, a marca promete disponibilizar até 2025 o Highway Driving Pilot, capaz de assumir os comandos, incluindo ultrapassagens (mas, mesmo nessa altura, apenas a Alemanha, que tem regulação compatível, deverá receber a tecnologia).
Há, porém, outros sistemas que prometem uma condução tranquila, como a manutenção de distância e velocidade em relação ao veículo da frente ou o apoio à mudança de faixa. Depois, como acontece com a maioria dos modelos lançados actualmente, é um mar de avisos, que, na nossa opinião, muitas vezes servem mais para desconcentrar do que para ajudar. E, dependendo da situação, o sistema pode até aplicar um golpe de direcção evasivo ou efectuar uma travagem de emergência para evitar uma colisão.
No capítulo de tecnologias verdadeiramente úteis está o sistema de visão do ângulo morto, que recorre a câmaras, ou o Smart Parking Assist 2, que nos deixa estacionar o EV9 connosco fora do veículo (é que, dadas as suas dimensões, não será fácil encontrar um espaço onde o automóvel caiba e ainda nos seja permitido abrir a porta à vontade).
O interior também se destaca pela inclusão de uma série de tecnologias. Tem painel de instrumentação digital de 12,3 polegadas, que, em conjunto com um ecrã para a climatização de 5,3’’ e de outro para o infoentretenimento de 12,3’’, forma o Panoramic Wide Display, capaz de receber comandos tácteis, mas também de voz. O sistema de som de série é um Meridian Premium, com 14 altifalantes.
Os bancos de relaxamento disponíveis de série na fila dianteira, aquecidos e ventilados, podem ser reclinados, contando com um apoio para os pés que pode ser estendido durante o estacionamento ou o carregamento. Além disso, sobressai a política de eliminar de forma progressiva a utilização de couro de origem animal, com a inclusão de materiais ecológicos, com a alternativa ao couro feita de biopoliuretano, que é parcialmente derivado do milho, PET reciclado (tereftalato de polietileno) e TPO (olefina termoplástica); os tapetes são feitos de PET reciclado e de redes de pesca recicladas.