O algoritmo da ministra do Trabalho
A ministra do Trabalho e da Segurança Social anunciou que o Governo irá recorrer à Inteligência Artificial para detectar situações de falsos recibos verdes.
A prática de atribuir a trabalhadores o estatuto de "prestadores de serviços" quando, na realidade, eles desempenham funções de verdadeiros trabalhadores, é um desafio persistente que prejudica não apenas os trabalhadores, mas também a Segurança Social e a “arrecadação” de impostos. É uma preocupação social, legal, mas também economicista. Para enfrentar esta velha e complexa questão, a ministra do Trabalho e da Segurança Social anunciou que o Governo irá aderir à Inteligência Artificial, recorrendo a algoritmos que cruzem e analisem os dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Segurança Social (SS).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.