Autoridade da Concorrência investiga compra da Altice Arena pela Live Nation

Seis meses depois da notificação da operação, a Autoridade iniciará uma investigação aprofundada. Em causa, a possibilidade de entraves significativos à concorrência no sector.

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A Altice Arena é a maior sala de espectáculos do país Nuno Alexandre
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A operação de aquisição da Altice Arena, sala de espectáculos lisboeta, por parte da americana Live Nation, a maior promotora mundial de espectáculos, será algo de investigação aprofundada por parte da Alta Autoridade para a Concorrência (AdC). Em causa, noticia o Expresso, que teve acesso à decisão tomada a 18 de Outubro, estão aspectos do negócio que levantam dúvidas relativamente à Lei da Concorrência.

Comunicado à AdC em Abril deste ano, o negócio envolve a obtenção, por parte da Live Nation Entertainment, de uma posição maioritária no consórcio que detém a Altice Arena, através da aquisição da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico (além da Ritmos & Blues, a Arena Atlântico é detida por Luís Montez, da promotora Música no Coração, e por Jorge Vinha da Silva).

Seis meses depois, a AdC tomou a decisão de analisar a operação de forma mais aprofundada, na sequência da investigação que levou a cabo e das dúvidas levantadas por uma entidade contra-interessada, que o Expresso identifica como sendo a Everything is New, promotora de espectáculos detida por Álvaro Covões. Contactada pelo PÚBLICO, a Live Nation declinou fazer quaisquer comentários.

As questões que levantam dúvidas, por poderem abrir "entraves significativos à concorrência", prendem-se, por exemplo, com os “incentivos”, por parte da Live Nation, “a operar a Altice Arena em benefício próprio”, bem como com “os mecanismos de preços em aplicação”. A AdC, presidida por Nuno Cunha Rodrigues, questiona se aqueles são “transparentes e objectivos” o suficiente “para prevenir eventuais comportamentos que visem o encerramento particular ou total do acesso à Altice Arena por terceiros promotores”. A autorização, proibição ou o aval com alterações da operação fica dependente das conclusões da investigação aprofundada que a AdC agora levará a cabo.

Fundada nos Estados Unidos, a Live Nation está actualmente espalhada por 40 países, promovendo anualmente cerca de 40 mil concertos. Marca presença em mais de 100 festivais, como é o caso, em Portugal, do Rock in Rio Lisboa, e gere ou participa na gestão de mais de 200 salas de espectáculos. Coldplay, U2, Madonna, Red Hot Chilli Peppers, Beyoncé, Andrea Bocceli e Drake estão entre os mais de quatro mil bandas e artistas que agencia.

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