Emily Blunt acusada de gordofobia por entrevista dada há 11 anos. Actriz pede desculpa
“Estou chocada por ter dito algo tão insensível, ofensivo”, lamentou a actriz, a propósito de um vídeo de 2012, onde chama uma empregada de mesa de “enorme”.
Foi há 11 anos, mas a Internet não perdoa e a actriz Emily Blunt veio a público fazer um pedido de desculpas oficial por ter descrito como “enorme” uma empregada que a serviu num restaurante nos Estados Unidos. O vídeo de Blunt no talk show Jonathan Ross voltou a circular nas redes sociais, com alguns fãs a acusarem-na de gordofobia.
“Tenho de falar sobre isto porque fiquei de queixo caído ao ver este vídeo de há 11 anos. Estou chocada por ter dito algo tão insensível, ofensivo e sem qualquer relação com a história que estava a tentar contar no programa”, declarou a actriz britânica, em comunicado enviado à revista People.
Blunt diz não se reconhecer naqueles comentários, contrários a “tudo em que acredita”, sobretudo por ser alguém que não gosta “de perturbar ninguém”. Mas reconhece: “Mesmo assim aconteceu, disse-o e peço imensa desculpa se magoei alguém. Já tinha idade suficiente para saber melhor.”
Em causa está uma participação no talk show, em 2012, quando estava nos Estados Unidos a filmar Looper. Então falava sobre ter ido comer ao restaurante Chili durante as gravações, ao que Jonathan Ross lhe responde: “Se for ao Chili consegue ver por que muitos dos nossos amigos americanos são enormes.”
Blunt usa o mesmo termo, entre gargalhadas. “Bem, a rapariga que me estava a servir era enorme.” Depois, contou como a empregada a reconheceu e usa um sotaque tipicamente americano para brincar com a situação.
Alguns fãs têm saído em defesa de Emily Blunt, argumentado que a actriz só utilizou o adjectivo “enorme” porque o apresentador o fez, segundos antes. “Toda a gente está tão focada no que diz Emily na conversa. Vejam o que ele [Jonathan Ross] diz antes. Ela está apenas a validar o que ele diz. Não é assim tão mau no contexto”, escreve um utilizador no Twitter.
Em 2012, Emily Blunt tinha 30 anos e estava a promover o filme Looper, que protagonizou ao lado de Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis e Paul Dano. Desde então, tem-se notabilizado no cinema e, este ano, foi protagonista do mediático Oppenheimer. Agora, encontra-se numa pausa da carreira para se dedicar à maternidade. É mãe de Hazel e Violet, de 9 e 7 anos, respectivamente, fruto do casamento com o também actor John Krasinski.