Portugal sagra-se campeão europeu de ginástica acrobática

Foi a primeira vez que um grupo masculino nacional conquistou o primeiro lugar na categoria de “all around”.

Foto
Filippo Tomasi/FGP
Ouça este artigo
00:00
02:10

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A comitiva portuguesa voltou a alcançar um bom resultado no Campeonato da Europa de ginástica acrobática, que termina no domingo em Varna, na Bulgária. O grupo masculino sénior composto por João Teles, Gonçalo Sampaio, Nuno Santos e Vicente Colaço conquistou neste sábado uma inédita medalha de ouro na categoria de all around, depois de já ter conseguido uma presença no pódio nesta edição da competição.

Os portugueses terminaram a prova com uma combinação de exercícios de 81.710 pontos, e partilharam o pódio com os ginastas do Reino Unido, que conseguiram a medalha de prata (81.530 pontos), e da Alemanha, que arrecadaram o bronze (80.280 pontos).

Este quarteto nacional, de resto, já tinha arrebatado o ouro na Taça do Mundo que se disputou em Puurs, na Bélgica, em Abril. E no presente Europeu também já tinha brilhado, ao alcançar uma medalha de bronze com 27.370 pontos, na categoria de equilíbrio, ficando apenas atrás do Reino Unido (27.970 pontos) e da Alemanha (27.780 pontos).

Os bons resultados da comitiva portuguesa não se resumem ao grupo masculino sénior. O par feminino sénior, composto pelas ginastas Beatriz Carneiro e Yasmin Rodrigues, conquistou há dias o terceiro lugar em Varna, com um total de 24.650 pontos na variante de equilíbrio, sendo apenas superado pela dupla alemã (27.420 pontos) e pelas ginastas polacas (26.820 pontos).

E o trio feminino formado por Leonor Malho, Íris Fernandes e Sofia Lopes fez um exercício que lhes permitiu alcançar um total de 26.920 pontos, correspondentes também a um terceiro lugar - no caso, o ouro foi para a Bélgica (28.280 pontos) e a prata para a Alemanha (27.140).

No escalão júnior, no grupo feminino de all around venceram as britânicas Ruby Bray, Abi Read e Emma Farraj, com 83.890 pontos, à frente do Azerbaijão (83.690) e de Portugal, com Marta Oliveira, Leonor Carreira e Ema Fernandes a totalizarem 82.660. Nos pares mistos, os juniores Andre Fiúza e Madalena Tomás também terminaram em terceiro.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários