Incêndio obrigou a suspender dezenas de voos no aeroporto londrino de Luton
Um incêndio de grandes proporções provocou o desmoronamento parcial de um parque de estacionamento. Aeroporto suspendeu voos até às 15h desta quarta-feira.
O aeroporto de Luton, em Londres, suspendeu todos os voos até às 15h desta quarta-feira (mesma hora em Lisboa), devido a um incêndio de grandes proporções que deflagrou na noite de terça-feira e provocou o desmoronamento parcial de um parque de estacionamento.
“Todos os voos estão neste momento suspensos, enquanto os serviços de emergência combatem um incêndio no Terminal Car Park 2”, informou o aeroporto em comunicado esta terça-feira, no X (antigo Twitter). “O acesso ao aeroporto está cortado e pedimos às pessoas que não se desloquem para lá."
Numa actualização publicada pelas 13h, a administração do aeroporto indicou que as equipas de emergência permanecem no local "por precaução" e que os passageiros tinham regressado ao terminal, estando prevista a partida dos primeiros voos após o incêndio às 15h.
O fogo teve origem num carro que estava parado num dos estacionamentos de vários andares do aeroporto, resultando no colapso parcial da estrutura. As imagens da agência Reuters mostram chamas enormes, que acabaram por engolir vários veículos.
“Metade da estrutura ficou totalmente envolvida no incêndio e o edifício sofreu um colapso estrutural significativo”, disse o corpo de bombeiros do condado de Bedfordshire, que declarou que se trata de um incidente grave.
Não há vítimas graves a registar, mas “um membro do público e seis bombeiros foram afectados pela inalação de fumo”, disseram os serviços de ambulâncias do Leste de Inglaterra numa publicação no X.
O aeroporto de Luton faz ligações a Faro, Porto e Lisboa, com voos operados pela EasyJet, Ryanair e Wizz Air.
Segundo o registo de partidas e chegadas do aeroporto, foi cancelado um voo que partia de Faro para Luton às 10h desta quarta-feira e dois voos que partiam de Lisboa, o primeiro às 10h25 e o segundo às 15h45.