Metro do Porto lança quatro novas linhas em cerimónia na sexta-feira em Gondomar

A expansão do Metro do Porto para Gondomar e o metrobus para a Trofa vão avançar em 2024 com 259 milhões de euros de fundos europeus.

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O metro do Porto tem-se estado a expandir Nelson Garrido

A Metro do Porto vai lançar um Concurso Público Internacional para a execução de ante-projectos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o documento, em causa estão as linhas Gondomar II (Dragão - Souto), ISMAI - Muro - Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar).

O documento da Metro do Porto refere ainda que está prevista a presença do primeiro-ministro, António Costa, na cerimónia marcada para o Auditório Municipal de Gondomar, na sexta-feira, às 10h00.

No dia 28 de Setembro, a Lusa noticiou que a expansão do Metro do Porto para Gondomar e o metrobus para a Trofa vão avançar em 2024 com 259 milhões de euros de fundos europeus, segundo o Plano de Avisos do Portugal 2030 divulgado naquele dia.

O Plano Anual de Avisos do programa de fundos europeus Portugal 2030 aponta que os avisos a serem lançados nos próximos 12 meses, incluem o aviso para a "extensão da Rede do Metro e BRT (ISMAI - Paradela e Dragão -- Souto) e material circulante", que deverá ser lançado entre Maio e Agosto de 2024.

Segundo a ficha resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão da União Europeia para os investimentos, um valor que pode corresponder a um máximo de 85% do total, não sendo ainda conhecido o valor da comparticipação nacional.

Em causa estão as extensões do Metro do Porto a Gondomar (Souto) através do Estádio do Dragão, servindo os bairros portuenses do Lagarteiro e Cerco e a freguesia gondomarense de Valbom.

Já a extensão à Trofa, há muito reivindicada desde a retirada dos carris do comboio no início do século, com a promessa da construção da rede do Metro do Porto, será feita parcialmente em BRT (Bus Rapid Transit, vulgo metrobus) até Paradela, na Trofa.

O investimento insere-se no Sustentável 2030 - Programa Temático para a Acção Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.

A expansão da rede do Metro do Porto remete ao protocolo de Gondomar, assinado em Fevereiro de 2020 pelos autarcas cujos municípios beneficiarão do alargamento da rede.

Actualmente a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, estando em construção uma extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia), a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), uma linha de metrobus entre Casa da Música e Praça do Império (aguarda-se lançamento da extensão à Anémona), e o arranque das obras da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, está previsto para o final deste ano.