A velha estação de tratamento de água (ETA) na albufeira do Cabril, em Pedrógão Grande, vai ser requalificada e tornada um "equipamento que possa receber equipas que desenvolvam actividades náuticas", confirmou o presidente da autarquia local, António Lopes.
Em declarações à Lusa, o autarca salientou que o projecto de criação de um centro náutico vem no seguimento da candidatura, que "já foi efectuada", à rede de estações náuticas.
O projecto foi aprovado em reunião do executivo municipal esta segunda-feira, incluindo um empréstimo de 800 mil euros para financiamento, sendo que o valor total deverá rondar os 1,2 milhões de euros - segundo o autarca, o Fundo do Turismo comparticipa "apenas" com "um apoio de 30%". Na sexta-feira, o empréstimo integrar+a a ordem de trabalhos da sessão da Assembleia Municipal.
O projecto de valorização da albufeira do Cabril inclui ainda um posto de vigia, que funcionará como observatório da albufeira, um ancoradouro e uma nova piscina. O conjunto de serviços será complementar ao vizinho parque de campismo.
A estação náutica de Pedrógão Grande, defende o autarca, permitirá a diversificação da oferta turística, o combate à sazonalidade, a promoção e aumento de visibilidade do concelho.
As obras, adianta António Lopes, deverão começar até final do ano e estarem concluídas em 2024.