Cerca de 100 concelhos em perigo máximo de incêndio este sábado
Apesar da descida de temperaturas, cerca 100 concelhos de Portugal Continental estão em perigo máximo de incêndio rural. Outros 60 concelhos estão em perigo muito elevado.
Cerca de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real e Bragança apresentam este sábado um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Beja e Faro em perigo muito elevado. Outros concelhos, sobretudo no Alentejo e no Litoral Norte e Centro, estão este sábado em perigo elevado de incêndio.
Esposende, em Braga, é o único concelho de Portugal Continental sem qualquer risco de incêndio associado.
Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até terça-feira.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê, para este sábado, no continente, céu com períodos de nebulosidade até ao final da manhã, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos, vento forte no Litoral Oeste e terras altas, e descida acentuada da temperatura. As temperaturas mínimas oscilam entre os 12ºC (em Viseu e Guarda) e os 20ºC (em Faro), e as máximas entre os 22ºC (na Guarda e em Viana do Castelo) e os 33ºC (em Faro).
Pelas 9h, havia apenas a assinalar um incêndio um Alcains, no distrito de Castelo Branco, que mobilizou 40 operacionais, oito viaturas e uma aeronave. O primeiro alerta foi dado pelas 8h28 e o fogo foi dado como "em conclusão" pelas 8h54.