Mais de 250 operacionais combatem fogo em Penamacor. Incêndio no Fundão controlado

Incêndio em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, é combatido por mais de 240 operacionais e lavra junto à Aldeia do Bispo. A poucos quilómetros, no Fundão, o fogo desta tarde já foi controlado.

Foto
Incêndios em Penamacor e no Fundão feriram um total de cinco bombeiros Daniel Rocha

O incêndio que deflagra desde a tarde desta sexta-feira no concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, está "muito activo na sua linha de progressão", avançou à Lusa fonte da Protecção Civil. Pelas 22h20, o fogo era combatido por 244 operacionais e 86 viaturas.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil explicou, pelas 21h30, que a cabeça do incêndio está junto à Aldeia do Bispo, o que levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 332 entre Penamacor e esta localidade. Ainda assim, até ao momento não foi registada a retirada de populares.

O alerta para o incêndio foi dado pelas 16h39 em Águas, localidade do concelho albicastrense. Ainda que alguns sectores do incêndio estejam enfraquecidos, o reforço de meios a decorrer, frisou a Protecção Civil. A mesma fonte revelou que estão empenhadas três máquinas de rasto. Durante a tarde, um bombeiro ficou ferido sem gravidade, tendo sido transportado para o hospital, acrescentou a Protecção Civil.

A cerca de 34 quilómetros, no Fundão, concelho também no distrito de Castelo Branco, o incêndio que deflagrou na tarde desta sexta-feira foi dado como dominado pelas 21h28, adiantou à Lusa fonte da Protecção Civil, acrescentando que a circulação na linha da Beira Baixa e EN 18 foi restabelecida.

O incêndio, que começou pelas 12h22 na freguesia de Vale dos Prazeres e Mata da Rainha, feriu quatro bombeiros, que foram transportados para o hospital.