Em homenagem a Gabo, uma biblioteca catalã impressionou o mundo
Na melhor nova biblioteca pública do mundo, o leitor sente-se em casa e pode deitar-se a ler numa rede. Feita com materiais sustentáveis, podia ser nórdica, mas fica num bairro popular de Barcelona.
“Sabíamos que éramos a melhor biblioteca do mundo desde que vocês começaram a enchê-la de vida. Porque a melhor biblioteca é aquela que tem os melhores utentes”, lê-se numa mensagem em catalão, divulgada pela Biblioteca Gabriel García Márquez, de Barcelona, na sua conta na rede social X, o antigo Twitter. Esta biblioteca catalã recebeu na passada segunda-feira, em Roterdão, nos Países Baixos, o prémio de melhor Biblioteca Pública 2023 atribuído pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA, na sigla inglesa). “Obrigado, gente de Sant Martí, La Verneda e La Pau. Sois os melhores e o mundo inteiro ficou a sabê-lo! Este prémio é para vocês!”
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.