Aninhado numa das mais bonitas praias do Algarve, e na reserva natural da lagoa, o resort Nau Salgados Palace aposta nas famílias e, numa região onde, este ano, houve menos turistas portugueses e mais estrangeiros, consegue até, garantem, ter uma maioria de hóspedes de nacionalidade portuguesa. O que tem uma explicação, mas já lá vamos.
Para garantir uma temporada bem sucedida, o este Nau vive uma metamorfose anual no Verão: o resort de luxo passa ao sistema tudo- incluído. O que não muda é o cenário natural, com o mar no olhar e a protegida lagoa dos Salgados, que se espraia até às dunas.
Como se trata de um hotel de cinco estrelas, é, como é apanágio destas unidades hoteleiras, nos detalhes que se nota a diferença. Os quartos são espaçosos, aliás, até o duche se faz em enorme espaço e com um design que só tem um contra: apetece ficar por ali mais tempo do que o suposto e temos de lembrar-nos que estamos em tempos de poupar água e energia para sair dali. As varandas são largas e a vista mar é, valha-nos o cliché (verdadeiro), de cortar a respiração.
Com crianças e num resort assim, é natural que exista azáfama nas refeições, mas há petiscos praticamente durante todo o dia (existem seis momentos marcados e bebidas à discrição), logo nem há grandes filas, mesmo por estes dias.
As piscinas, todas elas redondinhas, também nunca estão muito cheias: duas são destinadas às crianças e numa delas os escorregas no barco de piratas fazem as delícias dos mais pequenos - ali mesmo ao lado, fica o kids club, onde muitos optam por ficar com os novos amigos e sob a asa protectora dos animados monitores. As outras duas piscinas são para os mais graúdos, mas cabe sempre toda a gente, como em todo o lado desta zona rodeada de palmeiras e de um extenso relvado, tornando-a reconfortante. A paz é ocasionalmente interrompida por actividades dinâmicas, como ginástica ou a festa da espuma, mas são sempre por períodos curtos, de cerca de meia hora, trazendo animação a quem não dispensa umas férias com folia. Os animadores do kids club, sublinhe-se, fazem questão de incentivar os mais novos a juntarem-se à brincadeira e assim se vai construindo um sorridente grupo de novos amigos, dos mais tímidos aos mais reguilas.
Esta questão de foco nos mais novos é um dos pilares do hotel, já que a promessa é mesmo de dar descanso aos pais e familiares. Se as crianças estiverem no kids club ou com alguém de olho nelas, é aproveitar. a meio da tarde, ou a qualquer hora (o pôr do sol é um must), pode mergulhar sem stresses na piscina (ou no seu livro) e até beber um copo: o bar que fica perto da recepção, com uma varanda para as piscinas, mas com a protecção das palmeiras que nos isola do mundo, é uma excelente opção. Assinale-se que a carta de bebidas é muito variada.
Se lhe apetecer sair do hotel, mas deixar o carro em “casa”, existe também a opção de apanhar o minicomboio que, de meia em meia hora, marcha para a praia dos Salgados (e vice-versa). A extensão de praias, cerca de um quilómetro e meio, até Armação de Pêra, faz com que exista espaço para todos se estenderem, sem vizinhos encostados no areal fino e dourado. E para quem quer ver as maravilhas costeiras do Algarve do mar, há a proposta de visita de barco pela rota das grutas. São três horas de magia, garante-se.
Outra opção passa por experimentar o campo de golfe de 18 buracos, um dos melhores do Algarve — onde é possível ter aulas e alugar equipamento.
Pelo hotel, dizem-nos, o mais habitual é os hóspedes ficarem uma semana, até porque há pacotes especiais com esse alvo. Os fins-de-semana prolongados também são muito requeridos. Um detalhe curioso, é que este Nau tem clientes fiéis, dos que voltam um ano após outro. "Temos um casal que veio sem filhos, depois com um filho, dois, três e, agora, quatro filhos. Ou uma mãe que já vem com os seus sete filhos”, conta Marcos Sousa, director da unidade hoteleira.
"No Verão, acima de tudo, há as crianças", assinala, explicando que esta temporada é acima de tudo portuguesa. A razão para isso é clara: “No ano em que abrimos, chegámos aqui em Maio e o objectivo era abrir em Junho. Tivemos de potenciar os negócios e os contratos nesta área são feitos entre Maio e Junho. Como iniciámos em Maio, começámos com campanhas apenas para os operadores nacionais.” Este historial abriu o precedente para que fossem as famílias portuguesas as primeiras a chegar e essas depois repetem e espalham a palavra.
Além disso, explica Marcos Sousa, a oferta de tudo-incluído cinco estrelas no Algarve não é assim tão grande e, com relativa facilidade, o Nau Salgados Palace enche a totalidade dos 228 quartos, divididos por cinco andares. Contas feitas, garante-se, quem já cá veio com os filhos quer voltar. E a receita do sucesso deste Nau passa muito por esses ansiados regressos.