A vida de Kleber Mendonça Filho deu um filme: Retratos Fantasmas
Retratos Fantasmas parece ser um documentário sobre os cinemas perdidos do Recife, mas é muito mais do que isso: é um retrato de um homem moldado pelo cinema.
Kleber Mendonça Filho di-lo já perto do final de meia hora de conversa: “Todos os filmes de ficção são documentários sobre o tempo em que foram feitos.” O realizador brasileiro dá como exemplo Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. “Quando era adolescente, vi o filme na televisão, e fiquei muito impressionado com a cidade que mostrava. Isto, apesar de o filme ser sobre um cara chamado Travis. Mas a Nova Iorque do filme é de tal modo forte que, para mim, Taxi Driver é um documentário sobre a Nova Iorque nos anos 1970.”
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.