A vida de Kleber Mendonça Filho deu um filme: Retratos Fantasmas

Retratos Fantasmas parece ser um documentário sobre os cinemas perdidos do Recife, mas é muito mais do que isso: é um retrato de um homem moldado pelo cinema.

Foto
Retratos Fantasmas. Quase todas as salas de cinema do Recife que se recordam no filme já desapareceram, transformadas em armazéns, lojas de electrodomésticos ou igrejas DR
Ouça este artigo
00:00
07:55

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Kleber Mendonça Filho di-lo já perto do final de meia hora de conversa: “Todos os filmes de ficção são documentários sobre o tempo em que foram feitos.” O realizador brasileiro dá como exemplo Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. “Quando era adolescente, vi o filme na televisão, e fiquei muito impressionado com a cidade que mostrava. Isto, apesar de o filme ser sobre um cara chamado Travis. Mas a Nova Iorque do filme é de tal modo forte que, para mim, Taxi Driver é um documentário sobre a Nova Iorque nos anos 1970.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.