Mais de um ano no espaço: Frank Rubio vai ser dos astronautas com a missão mais longa

A missão de seis meses do astronauta norte-americano foi prolongada devido a uma fuga na refrigeração da nave russa que o deveria trazer em Março. Não regressará à Terra antes do final de Setembro.

Foto
O astronauta Frank Rubio vai ser o primeiro norte-americano a estar mais de um ano no espaço NASA
Ouça este artigo
00:00
07:55

A missão de Frank Rubio à hora da descolagem em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) era similar à de tantos outros astronautas: seis meses de estada na ISS. Desde esse dia, 21 de Setembro de 2022, no cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), já passaram mais de 300 dias. Uma fuga na nave que deveria trazer Frank Rubio e dois outros astronautas russos prolongou a missão deste trio. O regresso está previsto, no mínimo, para 27 de Setembro e marca um recorde: Frank Rubio será o primeiro astronauta norte-americano a estar mais de um ano no espaço – estará, pelo menos, 371 dias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários