Marcelo: “Não há notícia de nacionais portugueses” entre vítimas dos incêndios no Havai

“Aparentemente não há nenhum nome português” nas listas de vítimas mortais causadas pelos incêndios no Havai, revelou o Presidente da República.

Foto
Calor extremo e vento forte junta o Havai à lista de regiões e países a braços com incêndios catastróficos neste Verão REUTERS/DUSTIN JOHNSON

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "não há notícia de nacionais portugueses" entre as vítimas mortais dos incêndios florestais no Havai, Estados Unidos.

"Não há notícia de nacionais portugueses. (...) Nas listas disponíveis aparentemente não há nenhum nome português", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas em Faro, antes do jogo Portugal-Estados Unidos, de preparação para o mundial de râguebi França 2023.

O Presidente da República explicou que falou com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e que tinha recebido informações do cônsul-geral em São Francisco, Pedro Pinto.

"Nas listas disponíveis aparentemente não há nenhum nome português, mas há a sensação de que nos desaparecidos possam existir alguns descendentes dessas remotas gerações" de portugueses que emigraram para aquele arquipélago, admitiu.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou este sábado que há luso-descendentes desaparecidos na sequência dos incêndios florestais no Havai, que provocaram a morte de pelo menos 80 pessoas.

O Governo português garantiu estar a acompanhar a situação através do Consulado-Geral de Portugal em São Francisco, mantendo-se ainda em contacto com os líderes da comunidade portuguesa no Havai.

Os incêndios atingiram a ilha norte-americana de Maui, no arquipélago do Havai, e de acordo com as autoridades locais, cerca de 1418 pessoas foram levadas para abrigos.