Vice-presidente da Comissão Europeia vai liderar bloco de centro-esquerda às legislativas nos Países Baixos

Frans Timmermans será o candidato a primeiro-minsitro da lista conjunta do Partido Trabalhista e da Esquerda Verde. Partidos deverão confirmar escolha em votação dos membros.

Foto
Frans Timmernans: só falta a votação dos membros dos partidos para ser o candidado da lista de centro-esquerda nos Países Baixos Reuters/POOL

O vice-presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans vai ser o candidato da campanha conjunta de dois partidos de centro-esquerda para as eleições gerais nos Países Baixos, em Novembro, anunciaram os partidos esta sexta-feira.

Timmermans, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros que é actualmente o comissário do Clima da União Europeia (UE), deverá ser confirmado como cabeça de lista da campanha do Partido Trabalhista e da Esquerda Verde às eleições a 22 de Agosto, após uma votação dos respectivos membros.

Numa mensagem divulgada esta sexta-feira na rede social X (anteriormente designada como Twitter), os partidos elogiaram Timmermans, descrevendo-o como um líder “que dá orientações para um rumo verde e social” para os Países Baixos, “que sabe ultrapassar as diferenças, que quer restaurar a confiança e tem uma visão clara para o futuro do país”.

Membros dos dois partidos acordaram em Julho concorrer às eleições de 22 de Novembro com um manifesto comum e uma lista única de candidatos, num esforço para concentrar os votos do centro-esquerda no fragmentado panorama político neerlandês.

As últimas quatro coligações neerlandesas no poder foram lideradas pela formação do dirigente conservador Mark Rutte, o Partido Popular para a Liberdade e a Democracia.

O Governo de quatro partidos caiu em Julho, depois de não ter conseguido chegar a acordo sobre um pacote de medidas para conter a imigração.

Mark Rutte, o primeiro-ministro que mais tempo ocupou o cargo no país, anunciou que vai abandonar a política assim que for formada uma nova coligação depois das legislativas.