Fotogaleria
No Chile, as animitas ao longo da estrada são homenagens para todos verem
Chamam-se animitas e são construções que homenageiam quem perdeu a vida na estrada, com fotografias, flores e até partes de automóveis. Estes memoriais têm um significado profundo para os chilenos.
Quem viaja de carro pelas estradas chilenas não fica indiferente às construções que vão aparecendo no caminho. Com motivos religiosos como cruzes e outros objectos decorativos como flores, fotografias e até peças de automóveis, as animitas recordam e homenageiam quem perdeu a vida na estrada.
Os chilenos acreditam que quem perdeu a vida pode interceder pelos vivos se for recordado e homenageado desta forma. Esta pode ser a crença que explica estas construções que vão buscar o nome à palavra espanhola para "pequenas almas".
Francisco Nunes, 38 anos, cruzou-se com este fenómeno durante uma viagem em Dezembro do ano passado e quis que mais gente o pudesse conhecer. Fez-se à estrada com a máquina fotográfica e publicou o resultado online.
A diversidade é uma das características das animitas. “Cada pessoa escolhe a forma como quer lembrar o outro”, descreve o fotógrafo em entrevista ao P3. Assim, há construções maiores e outras mais pequenas, algumas têm partes dos veículos acidentados e há até quem faça questão de ter um cão de guarda.
Cada homenagem tem “um significado profundo para aquelas pessoas”. Depois de construídos, os espaços são cuidados ao longo do tempo, à semelhança do que acontece, por exemplo, com as campas nos cemitérios. As que aparecem nesta fotogaleria foram fotografadas na estrada entre La Serena e Antofagasta e Antofagasta e Iquique.