Os penicos e as chávenas bigodeiras de Carlos Vences
Primeiro artigo da série sobre colecções de objectos invulgares A minha colecção é melhor do que a tua. Carlos Vences colecciona penicos, chávenas bigodeiras, bacias, cuspideiras e muito mais.
O primeiro penico foi o do seu avô. “Foi o início da colecção” — assim nos conta Carlos Vences a apontar para um penico de porcelana francesa exposto numa vitrina repleta de outros tantos penicos. É um penico fino, com tampa, decorado com cisnes num lago e um castelo ao fundo. Os tons azuis e verdes sobressaem. Carlos Vences nunca chegou a conhecer o seu avô. O penico surgiu como uma herança passada pelo seu pai. “Gostava muito dele e tinha pena que se partisse... Salvei-o!” O seu pai não lhe deu grande importância e o penico acabou por ficar para si.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.