Governo decreta serviços mínimos para greve dos trabalhadores da Portway

Trabalhadores terão de assegurar, em cada um dos dias de greve, serviços mínimos de assistência em escala para voos nos aeroportos de Lisboa e Porto.

Foto
Serviços para ligações com o Funchal, Genebra, Londres, Luxemburgo e Paris têm de ser asseguradoss Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
02:05

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Governo decretou serviços mínimos para a greve dos trabalhadores da empresa de "handling" Portway nos dias 30 e 31 de Julho e 05 e 06 de Agosto e ao trabalho em dia feriado a partir de 01 de Agosto.

Nos termos do despacho dos ministérios do Trabalho e das Infra-estruturas, agora publicado, os trabalhadores da empresa Portway - Handling de Portugal terão de assegurar, em cada um dos dias de greve, serviços mínimos de assistência em escala para voos nos aeroportos afectados, nomeadamente de Lisboa e Porto.

No caso do aeroporto de Lisboa, aqueles serviços mínimos terão de assegurar a assistência a passageiros em um voo diário entre Lisboa-Funchal-Lisboa, bem como um voo por dia de e para Genebra, Londres, Luxemburgo e Paris.

Também no caso do aeroporto do Porto os serviços mínimos terão de garantir as condições para a realização de um voo diário deste aeroporto para os mesmos destinos, bem como o respectivo regresso.

Da lista de serviços mínimos faz ainda parte a assistência em escala nos voos de Estado (nacional ou estrangeiro), militares ou impostos por situações críticas relativos à segurança de pessoas e bens, como é o caso de voos-ambulância ou por razões de ordem técnica ou meteorológica.

Os serviços mínimos terão ainda de abranger voos de cariz humanitário relacionados com a guerra na Ucrânia ou os voos que no momento de início da greve já se encontrem em curso.

Estes serviços mínimos foram decretados após a empresa e os sindicatos não terem chegado a acordo para a definição dos mesmos.

Em causa está uma greve ao trabalho em dia feriado que seja dia normal de trabalho, a partir do dia 01 de Agosto e por tempo indeterminado e uma greve total a partir das 00:00 do dia 30 de Julho de 2023 até às 24:00 do dia 31 de Julho de 2023 e das 00:00 do dia 05 de Agosto de 2023 até às 24:00 do dia 06 de Agosto de 2023.

A greve foi convocada pelo Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação (SINDAV), Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) e Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas (SIMAMEVIP).