Paes Mamede: prioridade de reduzir a dívida impede resposta aos serviços públicos

Em entrevista ao PÚBLICO, o economista Ricardo Paes Mamede defende que “é preciso dar muito mais importância do que se dá em Portugal à qualidade das políticas públicas”.

Foto
Ricado Paes Mamede é economista e professor universitário Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
03:26

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Economista e coordenador dos estudos do IPPS-Iscte sobre o estado da nação, Ricardo Paes Mamede considera que, apesar da melhoria dos indicadores económicos deste ano, a prioridade dada "à redução acelerada da dívida pública" está a impedir "que se canalizem os recursos necessários" para os serviços públicos. O professor universitário valoriza duas mudanças estruturais implementadas pela maioria absoluta do PS: o pacote Mais Habitação e a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mas alerta que se deve dar atenção, sobretudo, à "qualidade das políticas públicas".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.