Portugal é dos que mais aceleram na compra de carros na UE
Dados europeus do primeiro semestre mostram números ainda 21% abaixo de 2019. Em Junho, pela primeira vez, os carros eléctricos superaram na Europa a quota de mercado mensal dos a diesel.
A compra de novos veículos ligeiros de passageiros cresceu 45,4% na primeira metade de 2023, registando-se o segundo maior aumento na União Europeia (UE), segundo os números divulgados nesta quarta-feira pela Associação Europeia de Construtores de Automóveis (que adopta a sigla ACEA).
Na UE, o aumento de Janeiro a Junho foi de 17,9%, atingindo 5,4 milhões de unidades vendidas. E só a Croácia (com uma subida de 46,2%) registou uma taxa de crescimento superior à do mercado nacional, onde foram matriculados 110.155 novos ligeiros de passageiros.
A Hungria foi o único Estado-membro com uma variação homóloga negativa no primeiro semestre (com uma queda de 1,6%).
São boas notícias para as marcas presentes no mercado único, ainda que o volume de novos carros que saíram para a estrada naquele período continue a ser 21% inferior ao que se verificou em 2019, antes da pandemia.
“A melhoria nos meses mais recentes indica que a indústria europeia está a recuperar dos problemas de abastecimento causados pela pandemia”, assinala a ACEA, sublinhando que “a maioria dos mercados da região cresceu significativamente nos primeiros seis meses de 2023, incluindo os quatro maiores: Espanha (+24%); Itália (+22,8%); França (+15,3%) e Alemanha (+12,8%)”.
Em Junho destaca-se em toda a UE o crescimento de 66,2% na compra de veículos 100% eléctricos (BEV). Nesse mês, e pela primeira vez na UE, a quota de mercado dos BEV ultrapassou a quota de mercado dos carros a gasóleo (15,1% contra 13,4%, respectivamente), cujo número de novas matrículas caiu 9,4%.
O motor a gasolina manteve-se líder nas preferências europeias (36,3% de quota de mercado em Junho) e os híbridos eléctricos sem tomada (HEV) continuaram no segundo lugar (24,3%).
Em termos acumulados de Janeiro a Junho, no entanto, a quota de mercado do motor diesel na UE ainda supera a dos BEV (ao contrário do que sucede em Portugal).
Os dados indicam que na primeira metade do ano foram matriculados quase 704 mil eléctricos puros na UE, mais 53,8% do que os 457 mil do mesmo período no ano passado.
Significa que a distância entre novos BEV e novos carros a gasóleo é agora de cerca de 85 mil unidades, ainda com vantagem para estes últimos.
Já o número de novos híbridos plug-in registou na UE um ligeiro decréscimo, de 0,2%, o que contrasta com o aumento de quase 28% nos híbridos eléctricos sem tomada.
Na UE também se compraram mais 15,9% de ligeiros de passageiros com motor a gasolina, ao passo que os veículos a diesel caíram 1,8%, para cerca de 789 mil.
Ao contrário do panorama europeu, e só no que respeita ao mercado de ligeiros de passageiros (que é o maior com cerca de 86% das vendas nacionais), os BEV já suplantaram em Portugal a quota de mercado dos carros com motor diesel, tanto nos dados mensais como nas vendas acumuladas do primeiro semestre, divulgadas pela ACAP.
Assim, nas compras de Junho, os ligeiros de passageiros 100% eléctricos representaram 14,9% das novas matrículas (3291 unidades), ao passo que os ligeiros de passageiros a gasóleo ficaram com 11,3% de quota de mercado (2484 unidades).
Em termos acumulados, neste primeiro semestre, o gasóleo teve uma quota de mercado de 13% (14.275 ligeiros de passageiros) e os eléctricos 15,5% (17.074 ligeiros de passageiros).
Voltando aos dados europeus, para concluir com o ranking das marcas mais compradas, o grupo Volkswagen é líder na UE quer no mês de Junho, quer no semestre. Registou 273 mil matrículas em Junho, sendo a maioria (117 mil) da marca Volkswagen, com a Audi (segunda no grupo) e a Skoda (terceira no grupo) separadas por apenas 4500 unidades.
Desde Janeiro, este grupo germânico matriculou 1,4 milhões de unidades, com cerca de um terço da marca VW e com Audi e Skoda separadas por menos de duas mil unidades. A quota de mercado europeia do grupo de Wolfsburgo é de 26,1%.
O grupo Stellantis é segundo, com 190 mil matrículas em Junho, um milhão desde Janeiro e uma quota europeia de 18,8% (perdeu dois pontos percentuais).
O grupo Renault é terceiro, seguido do grupo Hyundai e Toyota. No entanto, olhando para marcas e não para os grupos, as mais vendidas na UE, durante o primeiro semestre, são Volkswagen (597 mil), Toyota (349 mil), Renault (329 mil), Peugeot (323 mil) e Audi (295 mil).
A Tesla, por seu lado, matriculou 137 mil unidades neste primeiro semestre de 2023. Representa, por isso, cerca de 20% de todas as matrículas BEV na Europa, registo que justifica ainda mais a intenção de aumentar a capacidade de produção da sua fábrica na Alemanha (Berlim).
Em Junho, a Tesla vendeu mesmo mais carros do que algumas marcas europeias, como a Fiat e a Citroën. E no acumulado do ano ainda fica atrás dessas marcas, que têm mais modelos, mas já supera as vendas europeias da Volvo.