Deputados e primeiro-ministro do Kosovo envolvem-se em rixa no Parlamento

Rixa começou depois de um debate aceso sobre chamada divulgada por órgão de comunicação, na qual a presidente do partido de Albin Kurti falava com um ex-deputado procurado pelas autoridades do Kosovo.

Foto
A rixa teve de ser interrompida pelas autoridades Reuters
Ouça este artigo
00:00
02:19

Esta quinta-feira, no Parlamento do Kosovo, vários deputados envolveram-se numa rixa e um deles chegou mesmo a atirar água ao primeiro-ministro. O caos começou depois de três dias de aceso debate público entre um membro do partido em funções e um responsável da maioria sérvia do Norte sobre a gravação de uma conversa publicada num órgão de comunicação social online.

A oposição do Kosovo tem criticado, desde há muito tempo, a gestão do primeiro-ministro nacionalista, Albin Kurti, das tensões no Norte, que têm deteriorado as relações com os Estados Unidos e a União Europeia.

A comoção no Norte intensificou-se, mais recentemente, desde que autarcas albaneses tomaram posse no Norte do Kosovo nas eleições de Abril. Os sérvios boicotaram estas eleições, pedindo um acordo para conseguirem maior autonomia. Os albaneses étnicos representam 90% da população do Kosovo, enquanto os sérvios são cerca de 5%.

Esta quinta-feira, um vídeo do interior do Parlamento mostrou um deputado do partido da oposição MP a atirar água a Kurti e ao seu “vice. A discussão cresceu quando outros deputados da oposição e da coligação do Governo se aproximaram do pódio onde os ministros se sentam. Os deputados de ambos os lados atacaram-se mutuamente até a polícia intervir.

O debate incidia sobre a gravação de uma conversa publicada online pelo Nacionale, esta semana, entre a presidente do partido de Kurti, Mimoza Kusari-Lilla, e o então deputado sérvio Slavko Simic. A conversa foi gravada em Junho de 2022.

No áudio, é possível ouvir-se Kusari a dizer que já tinha falado ao telefone com um responsável de etnia sérvia, Milan Radojcic, que foi sancionado pelo Governo norte-americano por crime organizado e corrupção. Radojcic também é procurado pelas autoridades do Kosovo.

“Isto que aconteceu no Parlamento do Kosovo é inaceitável e o uso de violência é punível”, disse o presidente da Assembleia da República do Kosovo, Glauk Konjufca, que ordenou a interrupção da sessão por duas horas.

Esta quarta-feira, Kurti disse que tinha acordado com a União Europeia diminuir a presença policial no Norte e tomar mais medidas para diminuir a tensão. A NATO disse que 93 dos seus soldados de paz ficaram feridos nos confrontos com os protestantes sérvios, alguns dos quais com gravidade, a 29 de Maio. Médicos no Norte indicaram que 52 sérvios também ficaram feridos.