Chuvas torrenciais destroem estradas e cancelam voos no Nordeste dos EUA

Estado de emergência declarado no Vermont. Pelo menos uma pessoa morreu no Norte rural de Nova Iorque.

Foto
Habitantes de Stony Point, no vale do Hudson, estado de Nova Iorque, são retirados de casa perante o avanço das águas Reuters/SETH HARRISON/USA TODAY NETWORK
Ouça este artigo
00:00
01:56

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Pelo menos uma pessoa morreu nas cheias causadas pelas chuvas torrenciais que caem desde domingo no Nordeste dos Estados Unidos, e que deverão persistir até terça-feira. Segundo as autoridades do condado de Orange, no estado de Nova Iorque, uma mulher de 35 anos foi arrastada pelas águas ao tentar sair de casa com um cão ao colo.

A tempestade atinge sobretudo o Norte rural de Nova Iorque e o vizinho Vermont, onde mais de 100 mm de chuva caíram durante a noite de domingo para segunda-feira em algumas zonas do estado, sobretudo na região montanhosa central, onde os solos já se encontram saturados. Os serviços de meteorologia alertam que o valor acumulado de precipitação poderá ultrapassar os 170 mm durante o dia, superando largamente os números médios esperados para todo o mês de Julho.

O governador do Vermont, Phil Scott, declarou o estado de emergência para “aumentar o nível de prevenção e acelerar a resposta” dos serviços de protecção civil, e anunciou que está em contacto com as autoridades federais.

Os habitantes deste estado têm sido bombardeados com sucessivos alertas de cheias rápidas. A ameaça potencial é comparada aos efeitos da passagem do furacão Irene em 2011, que teve um impacto catastrófico na região da Nova Inglaterra. O caudal do rio Winooski, que atravessa a capital do Vermont, Montpelier, e desagua no lago Champlain em Burlington, a maior cidade do estado, poderá subir até seis metros acima do nível normal.

Não há, até ao momento, registo de vítimas no Vermont, mas há notícia de várias estradas, pontes e outras infra-estruturas destruídas pelas cheias, bem como de inúmeras pessoas retiradas de barco das suas habitações. Segundo o jornal digital VT Digger, agentes da autoridade e voluntários estão a tentar localizar várias pessoas em situação de sem-abrigo e encaminhá-las para abrigos, perante a previsão de agravamento do estado do tempo.

Os efeitos do mau tempo estendem-se ao tráfego aéreo, com centenas de voos cancelados nos aeroportos da região de Nova Iorque e no aeroporto de Boston.

Sugerir correcção
Comentar