Governo aprova novas regras de acesso ao ensino superior

“Há instituições que estão receosas de que vão ter menos alunos. Isso não vai acontecer”, frisou ministra. Novo modelo obriga a que alunos concorram com duas provas de ingresso.

Foto
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, acompanhada pela ministra da Ciência e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante uma conferência de imprensa LUSA/JOSÉ COELHO
Ouça este artigo
00:00
04:29

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que estabelece os regimes especiais de acesso ao ensino superior e altera o regime geral de acesso e outros regimes conexos​, que já tinham sido anunciados no início do ano e que irão entrar em vigor a partir de 2025. As ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, frisaram, em conferência de imprensa após reunião de Conselho de Ministros, que decorreu em Aveiro, o compromisso do Governo no “reforço do número de alunos do ensino superior”, num momento em que o diploma não acolheu concordância de todas as instituições do sector após consulta pública.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.