É hora de dizer adeus ao Ariane 5, o foguetão de uma geração e sem sucessor à vista

Previsto para esta terça-feira à noite, o último voo Ariane 5 foi remarcado para amanhã, mais de 25 anos e 117 voos depois do primeiro lançamento. O Ariane 6 está na linha de sucessão.

comissao-europeia,ciencia,europa,industria-aeroespacial,espaco,agencia-espacial-europeia,
Fotogaleria
O Ariane 5 é o mais longevo foguetão europeu: fez 117 voos em quase 30 anos ESA
Pose coiffe sur Heinrich Hertz Satellit (CU1) et Sylda au BAF HE, le 06/06/2023. | Payload fairing encapsulation with Heinrich Hertz Satellit (CU1) and Sylda at BAF HE. 06/06/2023.
Fotogaleria
A preparação do foguetão Ariane 5 para o último voo, que está previsto para a noite desta terça-feira S. MARTIN/ESA/CNES/Arianespace
Helo launch
Fotogaleria
A descolagem, em Dezembro de 2021, que pôs no espaço o telescópio espacial James Webb é um dos momentos altos da história do Ariane 5 Stephane Corvaja
Helico flight during transfer from BAF to ZL-3
Fotogaleria
O Ariane 5 na verdejante paisagem do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa Stephane Corvaja
,Ariane
Fotogaleria
Apesar de este ser o último voo do Ariane 5, o sucessor ainda não está a postos para começar a voar ESA
Ouça este artigo
00:00
08:14

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Há toda uma geração que nunca ouviu falar de outro foguetão europeu. Em Junho de 1996, o Ariane 5 desiludiu na apresentação e explodiu 37 segundos depois da descolagem. Mas, cumprindo um provérbio certeiro na indústria aeroespacial, depois da tempestade veio a bonança. E, aqui, a bonança foram mais de 25 anos de lançamentos do foguetão europeu mais prolífico que já conhecemos: ao final da noite desta quarta-feira, o Ariane 5 retira-se ao descolar pela 117.ª vez do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa). O último voo descola a partir das 22h28 (hora de Portugal continental).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.