É hora de dizer adeus ao Ariane 5, o foguetão de uma geração e sem sucessor à vista
Previsto para esta terça-feira à noite, o último voo Ariane 5 foi remarcado para amanhã, mais de 25 anos e 117 voos depois do primeiro lançamento. O Ariane 6 está na linha de sucessão.
Há toda uma geração que nunca ouviu falar de outro foguetão europeu. Em Junho de 1996, o Ariane 5 desiludiu na apresentação e explodiu 37 segundos depois da descolagem. Mas, cumprindo um provérbio certeiro na indústria aeroespacial, depois da tempestade veio a bonança. E, aqui, a bonança foram mais de 25 anos de lançamentos do foguetão europeu mais prolífico que já conhecemos: ao final da noite desta quarta-feira, o Ariane 5 retira-se ao descolar pela 117.ª vez do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa). O último voo descola a partir das 22h28 (hora de Portugal continental).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.