Bombeiro morre a apagar incêndio em parque subterrâneo em subúrbio de Paris
Número de detenções pelos protestos vinha a diminuir. Presidentes de cãmara apelam a protestos pela “ordem republicana”.
Um bombeiro de 24 anos morreu em Saint-Denis, subúrbio Norte de Paris, quanto respondia a uma chamada a um incêndio num parque de estacionamento subterrâneo, anunciou o ministro do Interior, Gerald Darmanin.
O incêndio foi um entre vários, muitos atingindo automóveis, em quase uma semana de protestos na sequência da morte de Nahel M., de 17 anos de idade, por um polícia, no subúrbio de Nanterre.
A primeira versão das autoridades dizia que tinha sido atingido por tentar atingir polícias com o carro que conduzia, mas um vídeo, que rapidamente se tornou viral, contradizia esta versão.
O funeral de Nahel M. foi no sábado. A polícia fez 719 detenções ao longo da noite de sábado, um número bastante inferior ao das duas madrugadas anteriores, em que foram detidas 1311 e 875 pessoas. Pelo menos três dos 45 mil polícias destacados para os protestos ficaram feridos.
Os autarcas franceses apelaram, entretanto, a um protesto esta segunda-feira nas câmaras municipais do país contra os protestos violentos.
A France 24 diz que é um pedido extraordinário para a “mobilização de cidadãos para um regresso à ordem republicana” e acontece depois de a casa de um presidente de câmara de um subúrbio de Paris ter sido atingida por um carro em chamas, numa aparente tentativa de a incendiar.