Mural homenageia tanoeiros e dá nova vida a fachada na zona dos Clérigos

No mural da Cockburn’s, desenvolvido pelos artistas Draw e Contra (Projeto Ruído), em plena baixa do Porto, surge destacado António, o mestre tanoeiro da empresa, mas homenageia-se toda uma profissão.

terroir,arte-urbana,vinho-porto,enoturismo,vinhos,porto,
Fotogaleria
"Tanoeiro" é o nome do mural da Cockburn's, assinado pela dupla Projeto Ruído Direitos Reservados
terroir,arte-urbana,vinho-porto,enoturismo,vinhos,porto,
Fotogaleria
Os artistas urbanos Draw e Contra trabalharam com a Cockburn's para homenagear os tanoeiros na baixa do Porto Direitos Reservados
terroir,arte-urbana,vinho-porto,enoturismo,vinhos,porto,
Fotogaleria
No mural encomendado pela Cockburn's, aparece em destaque o mestre tanoeiro António Sá, mas homenageia-se toda uma profissão Direitos Reservados
Ouça este artigo
00:00
03:07

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Quem, passeando ali para os lados da Torre dos Clérigos e do jardim da Cordoaria, no Porto, encontrará a empena do edifício da Garrafeira do Carmo, à entrada da travessa homónima, mais viva e colorida. Ali surgiu, há cerca de duas semanas, o mural Tanoeiro, assinado pelo Projeto Ruído — nome colectivo da dupla de artistas urbanos Draw e Contra — e encomendado pela Cockburn's. No graffiti inspirado na equipa de tanoeiros da histórica casa de vinho do Porto, figura o mestre tanoeiro António Sá, mas homenageia-se toda uma profissão.

A marca do grupo Symington, de ADN bem-disposto e que nos últimos anos tem apostado numa profícua ligação ao universo da arte urbana (promove, por exemplo, desde 2020, o Street Art Competition), explica, em comunicado, que o mural de 200 metros quadrados levou sete dias a pintar e é uma homenagem a essas "figuras incontornáveis no universo do vinho do Porto" que, "nas sombras", reparam "artesanalmente os cascos, balseiros e tonéis" de carvalho avinhado onde o famoso generoso envelhece.

"Os tanoeiros, hábeis e resistentes, mantêm viva uma arte crucial para a produção de vinhos do Porto de qualidade, recorrendo a ferramentas ancestrais e a pouquíssima maquinaria moderna", lê-se na nota de imprensa enviada às redacções.

Fundada em 1815, a Cockburn's foi totalmente requalificada há cerca de seis anos, para se abrir ao mundo. Desde 2017, e com o novo lodge (que passou então a ter museu, duas acolhedoras salas de prova e uma loja), que as caves passaram a ser visitáveis e os visitantes podem espreitar a oficina onde trabalham os sete tanoeiros da empresa.

A Cockburn's não é a única casa de vinho do Porto com tanoeiros nos quadros, mas é a única que mantém uma tanoaria a funcionar nas suas caves em Vila Nova de Gaia, onde terá "o maior armazém de envelhecimento de vinho do Porto", com "6.518 pipas" e balseiros cujo vinho daria para encher outras "10.056 pipas".

Os tanoeiros têm diferentes idades e os mais velhos (ou experientes) vão passando o que sabem àqueles que chegam depois. António Sá, que agora sai do anonimato numa das fachadas da zona mais turística do Porto, recebeu, precisamente em 2017, esse testemunho das mãos do senhor Emílio, o mestre tanoeiro que se reformou mais ou menos pela altura das obras de requalificação e cujos olhos azuis e afável pedagogia em tantas reportagens apareceram.

Numa publicação no YouTube, o artista Draw (Frederico Soares Campos) explica que o projecto colaborativo com Contra (Rodrigo Guinea Gonçalves) nasceu em 2021, mas que a parceria entre os dois artistas já leva dez anos. "Dois estilos confluem para fazer o universo" que encontramos em Tanoeiro, o primeiro trabalho da dupla portuense na Invicta, e noutras obras suas: uma sucessão de camadas que mistura elementos figurativos e geométricos. "Foi a primeira oportunidade enquanto Ruído de termos o nosso trabalho na baixa do Porto", sublinha Draw.

Esta semana, há outra notícia a envolver a Cockburn's e o mundo da arte urbana: a edição deste ano do Street Art Competition, agendada para o dia 30 de Setembro, recebe inscrições "até esta sexta-feira (30 de Junho)". Os artistas interessados podem enviar os seus dados, perfil de Instagram e/ou portefólio para o email streetart@cockburns.com.

Sugerir correcção
Comentar