Governo quer que Portugal organize uns Jogos Europeus

Na Polónia, à margem da medalha conquistada por Fernando Pimenta nos Jogos Europeus, o secretário de Estado da Juventude e Desporto defendeu que Portugal deve criar condições para organizar o evento.

Foto
João Paulo Correia, secretário de estado da juventude e do desporto Teresa Miranda

Portugal deve ter a ambição de organizar um evento multidesportivo internacional como os Jogos Europeus, defendeu neste sábado, em Cracóvia, o secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), João Paulo Correia.

"É uma ambição que o país desportivo tem de ter. Até lá, temos de criar condições para isso", advertiu, minutos depois de o canoísta Fernando Pimenta conquistar a sexta medalha para Portugal em Cracóvia 2023, a terceira para a modalidade.

O governante recordou que "a capacidade organizativa" portuguesa é "altamente reconhecida a nível internacional", ilustrando a sua opinião com o facto de em 2022 o país ter recebido o maior número de eventos desportivos internacionais de sempre, "disparando" em comparação com o melhor registo anterior.

"Significa o reconhecimento internacional da qualidade das nossas infraestruturas e também do talento e capacidade organizativa do desporto português em diversas modalidades", justificou.

Se em Baku, em 2015, e Minsk, em 2019, os Jogos Europeus se centraram numa cidade e a sua área metropolitana, desta vez o evento, que decorre a cada quatro anos, tem o centro nevrálgico em Cracóvia, mas decorre em cerca de uma dezena de cidades, envolvendo toda uma região, neste caso de Malopolska.

"Há provas que se disputam a mais de uma hora de distância, como o atletismo, a 80 quilómetros. Significa que é uma solução que vai fazer o seu caminho em futuras organizações. Essa não é questão, não é um problema para uma futura organização de eventos destes em Portugal", congratulou-se.

Se o atletismo continuar no programa, Portugal tem no Jamor e em Leiria as suas opções, com infraestruturas dotadas também da necessária pista de aquecimento. "Como pano de fundo, há sempre a ambição de um dia Portugal receber, por exemplo, este grande evento internacional do desporto, os Jogos Europeus", resumiu.

Nos Jogos Europeus da Polónia, Portugal soma, para já, seis medalhas: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.