Tulipa é o sucessor de José Gomes no comando técnico do Marítimo
Madeirenses têm como objectivo para 2023-24 o regresso imediato à Liga, depois da despromoção no play-off com o Estrela da Amadora.
O Marítimo continua a assimilar as ondas de choque provocadas pela descida à II divisão, mas já lançou as bases para a nova época, ao anunciar, nesta sexta-feira, a contratação de Manuel Tulipa para o cargo de treinador.
"Tulipa é treinador do Marítimo. Manuel Jorge da Silva Cruz, conhecido nos meandros futebolísticos por Tulipa, é o homem escolhido para devolver o Maior das Ilhas à I Liga", escreveram os "verde rubros" no site oficial.
O técnico, de 50 anos, orientou o Vizela nos últimos seis meses, tendo saído do conjunto nortenho por mútuo acordo no final de Maio, após ter terminado o campeonato com a melhor posição da história do clube, no 11.º lugar, e pontuação (40 pontos).
No Marítimo, também não será uma cara nova, uma vez que treinou, na temporada 2021-22, a equipa de sub-23, para além de ter passado pelos Barreiros enquanto jogador, em 1998-99.
O treinador, natural de Vila Nova de Gaia, conta também com passagens por Estoril Praia, Desportivo de Chaves e Sporting da Covilhã, entre outros.
O Marítimo interrompeu quase 40 participações consecutivas no patamar mais alto do futebol português, após perder o play-off de permanência, frente ao Estrela da Amadora.
Os madeirenses tinham sido despromovidos pela última vez na temporada 1982/83, tendo ascendido ao patamar mais alto do futebol português duas épocas depois, onde permaneceram por 38 anos consecutivos, desde 1985-86.
Na temporada passada, o Marítimo contou com três treinadores ao longo do percurso (Vasco Seabra, David Simão, José Gomes) e vai iniciar 2023-24 com um novo técnico no banco.