Azul
As imagens das chuvas fortes que inundaram Madrid
Autoridades espanholas encerraram escolas, universidades e infantários por precaução devido à chuva intensa.
As fortes chuvas que caíram em Espanha provocaram inundações repentinas no sudeste e no leste do país desde o início da semana. Na capital, Madrid, foram registados 100 litros de precipitação por metro quadrado nas últimas 12 horas e as equipas de emergência tiveram de actuar em 16 locais.
De acordo com as informações das autoridades locais e da Direcção Meteorológica, a precipitação excessiva afectou Múrcia, Valência, Catalunha e Aragão, provocando a inundação de várias casas e empresas. Também foram arrancadas árvores, houve veículos arrastados pelas cheias e assistiu-se ao desmoronamento de estradas.
Depois de uma precipitação historicamente baixa em Março e Abril, Espanha registou um recorde de precipitação em Maio.
Os especialistas em meteorologia chamaram a atenção para o impacto das alterações climáticas e afirmaram que os fenómenos de precipitação intensa e de curta duração não resolvem o problema da seca, mas apenas provocam inundações.
Considerando os últimos dez anos, observa-se que as chuvas fortes e as tempestades com origem no Mediterrâneo e no Atlântico aumentaram significativamente em comparação com os anos anteriores, afirmaram.