O primeiro Festival Internacional de Turismo Criativo do Algarve propõe, entre 21 e 24 de Junho, um contacto activo com a cultura local e um programa com experiências gastronómicas, oficinas de trabalho e conversas criativas.
Denominado Handsome, que remete para a ideia de mãos na massa, o evento pretende promover a cultura material e imaterial da região de uma forma prática e sensorial, destacam os organizadores em comunicado.
De acordo com a Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER), o Handsome quer mostrar o que cada cada cultura "tem de maravilhoso nas suas expressões identitárias e que os turistas podem experienciar activamente".
O festival vai decorrer em várias localidades do Algarve, com experiências de artesanato em ateliês de artesãos e de gastronomia em restaurantes, quintas, adegas e doçarias.
A programação inclui uma tarde de oficinas abertas ao público no Museu Regional de Faro, conversas e apresentações sobre turismo criativo, sessões de partilha de informações entre profissionais do sector e uma exposição de peças de "design" e artesanato.
O festival arranca no dia 21 de Junho, no Centro Educativo Cerro do Ouro, em Albufeira, com a apresentação do projecto Algarve Craft&Food, animado por um momento participativo com vários artesãos das técnicas de entrelaçados vegetais da região algarvia.
Nessa altura vai decorrer a primeira conversa criativa dedicada ao tema Território, Cultura e Turismo de Experiências.
Para os dias 22 e 23 de Junho, o programa prevê um total de 12 reuniões com artesãos e produtores agro-alimentares nos concelhos de Alcoutim, Silves, Faro e Loulé.
A segunda conversa criativa denominada "Perspectivas para o Turismo Cultural e Criativo no Algarve" está agendada para o dia 22 de Junho, em Loulé.
No dia seguinte, o Museu Regional de Faro vai acolher o encerramento do projecto Algarve Craft&Food.
A entrada nas actividades é livre, mas sujeita à lotação de lugares disponível, encontrando-se disponível o programa completo disponível no portal oficial.
O projecto Algarve Craft&Food é promovido pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Tertúlia Algarvia e a Cooperativa QRER, financiado pelo Programa Operacional CRESC Algarve2020. A iniciativa tem o apoio da Geoparque Algarvensis, uma associação dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, no distrito de Faro.