Vinícius Júnior publica vídeo com insultos racistas: “Não é futebol, é desumano”

Atleta do Real Madrid publicou um vídeo nas redes sociais em que mostra os insultos racistas e ameaças de que é alvo desde o início da época.

Foto
Vinícius Júnior foi alvo de insultos racistas dos adeptos do Valência no último domingo EPA/Biel Alino
Ouça este artigo
--:--
--:--

Horas depois de ter sido aberto um processo na justiça espanhola por "alegado crime de ódio" por causa dos insultos racistas contra Vinícius Júnior, o futebolista do Real Madrid publicou um vídeo nas redes sociais que mostra os insultos e ameaças de que é alvo desde o início da época: "Não é futebol, é desumano."

"A cada jornada fora de casa, uma surpresa desagradável. E foram muitas nesta temporada. Desejos de morte, um boneco enforcado, muitos gritos criminosos... Tudo gravado", escreveu o atleta brasileiro, defendendo que "não se tratam de casos isolados", mas de uma constante em várias cidades espanholas.

A sequência de imagens divulgada começa com um vídeo gravado a 19 de Setembro de 2022, em que adeptos de uma equipa adversária de Madrid chamam "macaco" a Vinícius. O discurso de ódio estende-se depois às bancadas de Valladolid, Maiorca, Barcelona, Valência.

"Morre, Vinícius!", "Preto de merda", "Volta a colher bananas" e "Vinícius, és um macaco!" são algumas das palavras ouvidas pelo jogador em campo nos últimos meses. Das bancadas chegam a tentar acertar-lhe com bananas e fazem gestos a imitar macacos.

"As provas estão aí. O que é preciso para responsabilizar estas pessoas? E punir os clubes em termos desportivos? Porque é que os patrocinadores não denunciam a La Liga? As televisões não se importam de transmitir esta barbárie todos os fins-de-semana?", questiona o jogador de 22 anos. "Racismo é crime. Não punir é ser cúmplice."

Sugerir correcção
Ler 2 comentários