Pelos menos 20 crianças morreram num incêndio em Mahdia, Guiana
O incêndio terá começado por volta da meia-noite num dormitório feminino.
Pelo menos 20 crianças morreram num incêndio no dormitório de uma escola em Mahdia, cidade no centro da Guiana, de acordo com fonte oficial.
"Este é um grande desastre. É horrível, é doloroso", declarou hoje de madrugada o Presidente da Guiana, Irfaan Ali, um pequeno país localizado no nordeste da América do Sul, sem adiantar o número exacto de mortos ou feridos.
Uma fonte das autoridades disse à agência de notícias AFP, que há "muitos mortos e feridos". O Governo mobilizou uma "resposta de evacuação médica em grande escala".
Cinco aviões partiram para Mahdia para apoiar as autoridades regionais de saúde com material médico e medicamentos, disse o Governo em comunicado. Sete crianças foram transferidas por helicóptero para Georgetown.
O presidente Mohamed Irfaan Ali disse que "todos os esforços serão feitos agora para contactar os pais das meninas para repassar as informações, já que eles vêm não apenas de Mahdia, mas de Campbelltown, Micobie, El Paso e várias outras aldeias no norte de Pakaraimas, na região Oito."
Acredita-se que o incêndio no dormitório feminino da escola tenha começado por volta da meia-noite (5h00 em Portugal continental). As causas do desastre não são conhecidas.
Órgãos de comunicação social locais mostram o cenário de devastação encontrado em Mahdia ao nascer do dia. O primeiro-ministro e os ministros da Educação e Administração Interna estão no local.